Avançar para o conteúdo principal

Márcio Baltazar

Quem é Márcio Baltazar?
Inicia o seu percurso aos 16 anos de idade numa Marisqueira “Frutos do Mar” mas com o objectivo de se formar em pastelaria, segue para o centro de formação profissional do sector alimentar da Pontinha, faz uma formação em pastelaria/padaria e volta a Terra natal para ganhar experiência de trabalho. É convidado a integrar a equipa da Confeitaria nacional em Lisboa, aceita o desafio e fica lá um ano. Viaja para Moçambique para a primeira experiência profissional fora de Portugal, mais tarde volta a Lisboa e integra a extinta pastelaria “Quente e Bom”, do chefe António Baia, é-lhe dada a oportunidade de mudar-se para o “Pestana Palace” em Lisboa com a chefia do Chefe Aimé Barroyer e Joaquim de Sousa  ,assume a função de pasteleiro de 2ª.  
Seis meses depois decide voltar a emigrar e vai para Barcelona em estágio é convidado a ficar em “Sauleda pastissiers”, como responsável de produção da pastelaria fria e da chocolateria.Surge a possibilidade de fazer estágio com Y…

Parcerias

Maria Fátima Moura



Fátima Moura é licenciada em filosofia,pela faculdade de letras da universidade de Lisboa. A sua actividade profissional começou como professora de filosofia,no secundário. Porém,a partir de 1993 decide dedicar-se à cozinha e à tradução e edição de livros ligados a este tema.

Em 1993/1994 fez curso profissional de aperfeiçoamento de cozinha na escola de hotelaria e turismo o Estoril.

Trabalhou como tradutora e,a partir de 1998,como editora independente com as selecções do Reader´s Digest. Desta parceria nascem vários livros de cozinha.

Em 2005,apresenta um programa SIC sobre restaurantes de luxo com Martim Cabral.

Em 2008 completa a Cátedra Ferran Adria de cultura gastronómica e ciências da alimentação (Universidade Camilo José Cela,Madrid).Ainda em 2008,publica o Grande livro dos Chefs,na editora Quimera.

Em 2009,publica Cataplana Experience,na assírio &Alvim tendo recebido um prémio gourmand em 2009 e o prémio literário de 2009 da academia internacional de gastronomia.

Em 2011,lança o livro Portugal o melhor peixe do mundo, com coordenação de José Bento Dos Santos.Em 2012 sai a versão inglesa,Portugal,The best fish in the world.
Faz critica gastronómica,tendo escrito para o independente e o publico.
tem actualmente a pagina de gastronomia no facebook " Conversas à mesa com Fátima Moura" e o blog "Conversas à mesa". 


Virgílio Nogueiro Gomes



    Natural de Bragança,Virgílio Gomes,com formação e carreira profissional em hotelaria,dedicou-se desde sempre á área da restauração e investigação sobre historia da alimentação .É professor de gastronomia e cultura,e historia da alimentação e coordena em vários países estrangeiros acções de promoção da cozinha Portuguesa. Foi membro da comissão nacional de gastronomia,que levou a gastronomia a património cultural, e coordenador do seu conselho técnico.
  Presença constante em varias conferências e palestras  sobre gastronomia,lançou em 2012 o livro "Transmontanices-Causas de comer", editado pelas Edições do Gosto, e é autor do site www.virgiliogomes.com


Autoria das biografias: "Edições do gosto"