PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CÉU, SANTIFICADO SEJA O VOSSO..

Digamos que, em pleno séc. XXI, o tema «Motivação» continua a ser tabu. Para espanto ou desagrado do leitor este continua a ser um debate que estremece os grandes velhos do Restelo, de sorriso amarelo. 
“Gosto de falar no plural, eu e a minha equipa“ ou "não me posso esquecer da minha equipa, eles são o mais importante para mim" estescontinuam a ser dos jargões mais utilizados para agrado das revistas cor-de-rosa e consequente vénia dos transeuntes menos informados, cá do burgo. A ironia está lá sempre, disfarçada por entre algumas patacoadas nervosas. Por cá, do outro lado da civilização menos representada, embora mais representativa, existe um certo desprezo para com essas lindas frases (lindas mesmo!) , porque na prática, sabemos que se resume (na maior parte das vezes) a um mero SLOGAN político. Nos casos mais sensíveis uma lágrima pode cair do canto do olho, mas depois passa. 
Mas afinal o que é isso de motivação ? Pagar uma bifana e uma palmadinha nas costas? Não. Um sor…

BRIX



Quem criou?

Adolf Ferdinand Wenceslaus Brix (1798-1870) foi um físico e matemático alemão.

O que é?

°Bx é uma escala numérica de índice de refracção. Geralmente utilizada para determinar, de forma indirecta, a quantidade de compostos solúveis de uma determinada solução.


Como determinar?

Com o refractómetro.
Este usa o princípio do ângulo crítico, ou seja , a luz viaja de um meio com índice de refracção maior para um com índice menor, onde a radiação monocromática atravessa a solução com diferentes densidades e serão refractados, indicando por fim o valor de Brix visível pelo monóculo.



Refractómetro- comprei este modelo por menos de 20 dólares.
Fotografia: Tiago Lopes













Utilização:

Hoje é usado na pastelaria, no bar e na cozinha. 
Torna-se indispensável quando o objectivo passa pela precisão e consistência. 
Uma enorme ajuda para quem trabalha com fruta fresca. Controlam-se assim os níveis de açúcar e acompanha-se, de forma precisa, o seu nível de amadurecimento, culminado num produto final homogéneo e consistente.
Usa-se também no bar. A par da experiência das mãos este aparelho é um bom suporte para se conseguirem cocktails equilibrados e xaropes adequados às mais variadas elaborações.


Parte do livro "The Elements of Dessert-Francisco Migoya"
Como é visível, na calda de açúcar é-nos indicado o valor em Brix


O que indica?
A quantidade de compostos solúveis corresponde ao total de todos os compostos dissolvidos na solução. O valor indicado é sempre proporcional à concentração dos sólidos. A refracção irá variar consoante a densidade. A temperatura torna-se factor relevante pois altera a densidade e consequentemente o índice de refracção.



Refractómetro
Fotografia: Tiago Lopes





Resumindo:

A escala Brix traduz em percentagem a quantidade de açúcar presente numa determinada solução aquosa.
10°Bx = 10 Gr de açúcar em cada 100 Gr de solução.