COMO CUIDAR DAS FACAS- JOÃO ISIDRO

E depois de comprada uma faca, como cuidar?
Tenha ela custado 1,10, 100, 1000 ou 10.000 EUR

Se se tratar de uma faca com elevado valor de aço carbono,esse cuidado tem de ser triplicado e neste caso deve-se hidratar a lâmina com uma qualquer gordura.  A mais famosa e histórica, desde os Samurais, segundo se diz, é o óleo de semente de Camélia. Esta limpeza deve feita sempre com a lâmina limpa. Se tiver uma faca com punho de madeira hidrate-o de vez em quando, também.
Nunca, mas nunca coloque a faca na máquina de lavar, porque a festa que ocorre lá dentro pode fazer com que as lâminas choquem,umas contra as outras, danificando-as. Para além disso, os químicos dos detergentes podem também danificar a lâmina, por serem extremamente abrasivos.  Ao lavar à mão nunca se deve usar a parte abrasiva do esfregão, risca a lâmina. Também se devem usar detergentes neutros.
Nunca use a faca contra vidro ou uma base de pedra porque o vidro e a pedra são mais duros que a lâmina, logo podem danificá-la, o…

SOPA SECA

Sopa seca
Fotografia: Tiago Lopes
(clique para ampliar)


Ingredientes:

3 dl de água morna
30 gr de açúcar
Açúcar para polvilhar
2 pães de trigo
2 unidades de folhas de laranjeira
Canela em pó

Preparação:

Ferver a água. Infusionar as folhas de laranjeira com o açúcar e canela. Demolhar as fatias de pão, colocá-las numa taça de barro, polvilhar com açúcar e levar ao forno a lenha cerca de 20 minutos.
É uma sobremesa tradicional da minha região - Tâmega e Sousa. 
A sua origem remonta ao Séc.XVIII embora não haja documentação que o confirme.

A par de muitas outras iguarias da cozinha tradicional portuguesa, esta também nasceu por consequência das carências económicas da população.