COMO CUIDAR DAS FACAS- JOÃO ISIDRO

E depois de comprada uma faca, como cuidar?
Tenha ela custado 1,10, 100, 1000 ou 10.000 EUR

Se se tratar de uma faca com elevado valor de aço carbono,esse cuidado tem de ser triplicado e neste caso deve-se hidratar a lâmina com uma qualquer gordura.  A mais famosa e histórica, desde os Samurais, segundo se diz, é o óleo de semente de Camélia. Esta limpeza deve feita sempre com a lâmina limpa. Se tiver uma faca com punho de madeira hidrate-o de vez em quando, também.
Nunca, mas nunca coloque a faca na máquina de lavar, porque a festa que ocorre lá dentro pode fazer com que as lâminas choquem,umas contra as outras, danificando-as. Para além disso, os químicos dos detergentes podem também danificar a lâmina, por serem extremamente abrasivos.  Ao lavar à mão nunca se deve usar a parte abrasiva do esfregão, risca a lâmina. Também se devem usar detergentes neutros.
Nunca use a faca contra vidro ou uma base de pedra porque o vidro e a pedra são mais duros que a lâmina, logo podem danificá-la, o…

Azurmendi



Tão importante como trabalhar muito, estudar e viajar fazem parte da vida de qualquer cozinheiro,em equipa é "ouro sobre azul".

Um dia inesquecível, uma bela experiência gastronómica, aqui fica em modo de resumo o almoço no restaurante que ocupa a posição numero 19 no ranking mundial, ver mais AQUI e claro um agradecimento especial ao Doutor P... 

Para ampliar basta clicar em qualquer uma das fotos.


Hall de entrada do restaurante


Carta

Snacks

Cogumelos e consummé

Azeitona liquida

Gema trufada

Ostra

Santola

Tomate

Lavagante

Rabo de boi e trigo

Pombo


Pescada com pimento

Foie e pessego

Maça

Queijo,frutos vermelhos e menta

Azeitona e leite fresco

A equipa

Nota: Não são divulgados nomes por motivos óbvios de privacidade.