COZINHEIROS UNIDOS EM ALFÂNDEGA DA FÉ

Evento: Primeiro encontro micológico de profissionais de hotelaria e restauração portugueses. Organização: Chefe Marco Gomes Quando: 3 de Dezembro de 2018 Local: Alfândega da Fé.
São nove da manhã. O sol nasceu há pouco e continua tímido. As portas do mercado municipal abrem-se para aquele que viria a ser um dia de partilha e aprendizagem.  Aos poucos começam a chegar alguns dos quarenta e cinco convidados.


Em cima da mesa está o mata-bicho: duas boxes de vinho branco e tinto, cogumelos silvestres em conserva, espargos e pães quentes, daqueles que se partem e repartem com a mão. O chefe Marco Gomes assinala o início dos trabalhos com uma explicação sobre o que iria acontecer. À entrada do mercado estacionam autocarros gentilmente cedidos pela Câmara Municipal. De cestas em punho e de bucho aviado seguimos para a serra, conhecida como Serra de Bornes, a poucos quilómetros do centro de Alfândega Da Fé. A temperatura está amena e a humidade acima dos 80%.

Já na boca da montanha os t…

Tuga Gourmet em Hong Kong parte 1

Nos mercados abundam os peixes,secos,frutas.

Os secos maioritariamente para caldos,frutas e legumes o que ganham na variedade perdem no sabor,os peixes nao se comparam de todo aos portugueses.


















Os ovos centenarios, sao comercializados crus e cozidos sendo que ambos são mantidos á temperatura ambiente, eu provei os cozidos e cheiram a "esgoto" depois de descascados, as texturas mantêm-se, a gema estava com uma textura cremosa no interior.  O tofu é muito agradavel de textura  fofa.A gastronomia numa maneira geral é um pouco doce.






Tofu 






Sumo de cana de açucar,excelente, revela-se um pouco enjoativo.
Existe com abundancia espaços de comida de rua, com as mais variadas iguarias.
Fotos de um excelente restaurante recomendado pelo meu amigo Nelson Amorim, sem duvida nao desiludiu, cada comensal senta-se na mesma tem direito imediatamente a uma taça de chá, o que quiser pede á carta, se nao quiser , á frente passa um tapete com reposição da cozinha de minuto a minuto.
Média de preço: 300 dolares HK













Forma de madeira utilizada para fazer os bolos tipicos do novo ano chines.





Um espaço de Joel Robuchon, pastelaria fina, montras que parecem verdadeiras montras de joalharia.
Estes espaços de chefes conceituados tal como pierre herme,joel robuchon,alain ducasse, quase sempre se encontram em shoppings, assim como marcas,Versage,Louis vuitton,Hugo boss, segundo o que percebi só há espaço em shoppings para marcas de forte relevo na cena internacional.







Foie,manga e amendoa




Ovas de salmão

Polvo

Atum e camarao


Alga nori,abacate e caranguejo



Lula

polvo

Depois de dezenas de tentativas la consegui tirar a unica foto a um grupo de cantoneses.

Ingredientes na mesa, comensais cozinham os seus proprios alimentos.

Cozinha de rua

Parte dois:     Pasteis de nata em Macau,Sopa de cobra,Pato á pequim