Quando vamos todos cozinhar

COZINHAR 2013

Realizou se pela 9 vez o congresso nacional dos profissionais de cozinha, desta vez no meu distrito,a Veneza portuguesa!

Fotografias de Paulo Amado EG e E.A. Fernandez EG.






Este ano tive o meu pequeno contributo como ajudante do chefe Arnaldo Azevedo, infelizmente quando cheguei ao congresso a primeira parte já corria! 

 Ainda consegui assistir a um pouco da apresentação do livro de um grande escritor, uma grande pessoa,Virgílio Nogueiro Gomes à demonstração de pastelaria do chefe Antonio Marques e chefe Vítor Claro, uma cozinha segura! 

 A tarde começou com a apresentação do chefe Arnaldo Azevedo, com a minha pequena ajuda,correu bem,acho! 

 Durante a tarde seguiu se a demonstração do chefe Henrique Sá Pessoa,Albano Lourenço e Benoît Sinthon, ultimo a apresentar, ainda com pronuncia francesa, mas pouco importa quando a principal linguagem é cozinha, falou da madeira de uma forma apaixonada, do mercado dos lavradores, um paraíso que a tive a felicidade de visitar durante uma semana,confirmo, é mesmo um paraiso.


Um pequeno parêntesis
(No intervalo,durante o almoco 14h até 15h com os chefes Arnaldo Azevedo,Louis Anjos,Rui Martins entre outros falou se de cozinha de agricultura e também muito numa palavra "partilha", hoje as mentes dos cozinheiros são outras,concordo, mas haverá assim tanta partilha? Na minha opinião não acho, existem pessoas que sim, teem vontade para mudar, por conseguinte, existe um grupo ainda maior, que criticam quem faz e eles nada fazem, na televisão é fácil dizer palavras bonitas....no terreno acontece? 

Pelo que percebi em breve o país vai agitar de novo,vi pessoas com imensos projectos,com vontade, o que é óptimo, a seu tempo eles surgirão,um desses projectos é o do Rodrigo Meneses que merece uma vénia!

É apenas uma questão de tempo.

  O congresso tem papel fundamental!

 Tive boas conversas com varias pessoas, revi um amigo que tinha estagiado no hotel solverde há 7 anos atrás, aprendi, convivi...o congresso é isto mesmo, a reunião anual da classe hoteleira portuguesa...

Parabéns ás edições do gosto e obrigado a todos os patrocinadores que tornam a acção possível ano após ano.


Fotografias do grupo "EU ASSINO A INTER" Ver aqui
(Apenas para assinantes INTER)

Bloggers,foodies,imprensa

Apresentação de Albano Lourenço

Apresentação do chefe Vitor Claro

Apresentação de António Marques

Prato do chefe António Marques 

Prato do chefe Albano Lourenço

Mensagens populares deste blogue

O que significa gourmet?

Fábio Quiraz

Tipos de Sal