Avançar para o conteúdo principal

Apertar o avental

Originalmente publicado no ETASTE Mais certos ou menos errados, mais apertados ou menos largos, são sempre nós, com muitos significados! Há centenas de anos que o avental marca uma revolução decisiva e duradoura como a teimosia higiénica de quem a impôs. Foi a inovação de ontem, é o habitual hoje, será a renovação do amanhã, simboliza o trabalho. O avental representa a estrutura complexa que esbarra na simplória vontade de bem parecer, cuja função, vai muito além da barreira às nódoas, do trabalho bruto e por vezes sujo. Um dos gestos mais simples e bonitos que ainda perdura na minha memória, aconteceu no primeiro dia da minha vida profissional e advém precisamente da observação do meu primeiro chefe, que à entrada da cozinha apertava o avental branco e impecavelmente limpo, contra o peito, de mãos lestas a abraçar o quadril. Aos meus olhos aquela rapidez gestual conquistada pela repetição exata ao longo dos 30 anos de carreira, parecia-me um movimento tão inato como a vida, tão repe…

Ice tea

Chá preto:

Folhas da planta Camellia Sinensis,origem indiana.
Água mineral

Ferver a água mineral,desligar e colocar a erva tapar e deixar infusionar 9 minutos.
Colocar o chá no prato e levar ao congelador.
Quando a parte superior estiver congelada, com um palito de inox quente fazer um furo e deixar sair o chá que está por baixo da camada congelada.
Levar ao congelador de novo.
Resultado final, tem que restar apenas no prato a camada fina congelada de chá e que por baixo desta camada fique um espaço vazio.

Creme de limão:

Nata 150 gr
Limao 1 unid
Folha de gelatina 1 unid (160 bloom)
Acucar 15 gr

Infusionar as zestes de um limão com a nata,coar, adicionar o açucar, e por fim a gelatina já previemente demolhada em agua e gelo (5 minutos aproximadamente.).Colocar no frio 6 horas, mexer com umas varas e colocar num saco de pasteleiro.Colocar sobre a placa de chá.

Chocolate:

Chocolate 50% cacau.
Vodka

Colocar a vodka 24 horas no congelador.
Derreter o chocolate em banho maria,colocar num saco de pasteleiro.
Retirar a vodka do congelador,verter para um inox.
Fazer um furo na ponta do saco de pasteleiro (se for descartável ) e verter o chocolate sobre a vodka, retirar com uma escumadeira e colocar na superficie de chá gelado.
Colocar sobre a placa de chá.



Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar