CRIATIVIDADE (IN)CONSCIENTE

Publicado originalmente no ETASTE
Surge de forma consciente ou inconsciente. A parte consciente, a que controlamos, é gerida pelo lado mais racional, normalmente fechada sobre si. É o resultado do natural processo cognitivo. Esta pode ser afetada por fatores externos e até próprio estado de espírito. A parte inconsciente, a que não dominamos e nem sequer conhecemos verdadeiramente, é a responsável pelo nosso lado mais infantil e primitivo de toda a associação de ideias. Juntas são nada mais nada menos que sistemas organizados, quase automáticos na forma e no lugar. Servem-nos para agilizar o processo que se quer tão lento quanto possível.
Lentidão é a palavra-chave. A rapidez perturba quase sempre a tomada de decisões. Por isso não é bem-vinda, apenas na execução. A lentidão é por isso benéfica, pois resulta frequentemente, em vários processos difusos que se acumulam na desordem. A confusão ou mudança de perspetiva é obrigatória. A partir destas haverá, naturalmente, um início, e com is…

Ice tea

Chá preto:

Folhas da planta Camellia Sinensis,origem indiana.
Água mineral

Ferver a água mineral,desligar e colocar a erva tapar e deixar infusionar 9 minutos.
Colocar o chá no prato e levar ao congelador.
Quando a parte superior estiver congelada, com um palito de inox quente fazer um furo e deixar sair o chá que está por baixo da camada congelada.
Levar ao congelador de novo.
Resultado final, tem que restar apenas no prato a camada fina congelada de chá e que por baixo desta camada fique um espaço vazio.

Creme de limão:

Nata 150 gr
Limao 1 unid
Folha de gelatina 1 unid (160 bloom)
Acucar 15 gr

Infusionar as zestes de um limão com a nata,coar, adicionar o açucar, e por fim a gelatina já previemente demolhada em agua e gelo (5 minutos aproximadamente.).Colocar no frio 6 horas, mexer com umas varas e colocar num saco de pasteleiro.Colocar sobre a placa de chá.

Chocolate:

Chocolate 50% cacau.
Vodka

Colocar a vodka 24 horas no congelador.
Derreter o chocolate em banho maria,colocar num saco de pasteleiro.
Retirar a vodka do congelador,verter para um inox.
Fazer um furo na ponta do saco de pasteleiro (se for descartável ) e verter o chocolate sobre a vodka, retirar com uma escumadeira e colocar na superficie de chá gelado.
Colocar sobre a placa de chá.



Clique para ampliar

Clique para ampliar

Clique para ampliar