CRIATIVIDADE (IN)CONSCIENTE

Publicado originalmente no ETASTE
Surge de forma consciente ou inconsciente. A parte consciente, a que controlamos, é gerida pelo lado mais racional, normalmente fechada sobre si. É o resultado do natural processo cognitivo. Esta pode ser afetada por fatores externos e até próprio estado de espírito. A parte inconsciente, a que não dominamos e nem sequer conhecemos verdadeiramente, é a responsável pelo nosso lado mais infantil e primitivo de toda a associação de ideias. Juntas são nada mais nada menos que sistemas organizados, quase automáticos na forma e no lugar. Servem-nos para agilizar o processo que se quer tão lento quanto possível.
Lentidão é a palavra-chave. A rapidez perturba quase sempre a tomada de decisões. Por isso não é bem-vinda, apenas na execução. A lentidão é por isso benéfica, pois resulta frequentemente, em vários processos difusos que se acumulam na desordem. A confusão ou mudança de perspetiva é obrigatória. A partir destas haverá, naturalmente, um início, e com is…

Dashi


Caldo Dashi:
Alga Kombu
Agua mineral
Atum seco

Preparação:
Ferver a agua, retirar do lume,quando a água estiver a cerca de 85ºC colocar a alga.
Manter a água a 85ºC durante 5 min, findo esse tempo colocar o atum tapar e deixar "infusionar" por 1 min.
Passar por étamine.
Reservar.

Camarão da costa:
Saco de vácuo
flor de sal
Camarão da costa cru

Preparação:
Descascar o camarão deixando apenas o "telso" .Colocar o camarão já descascado num saco de vácuo, colocar o saco preso ao bico vaporizador de uma maquina de café com as mãos, abrir o vapor deixando que o mesmo circule no saco por 7 a 10 segundos.

Puré de cebola:
Cebola
Sementes de coentros
Azeite Guia (O que é?)
Manteiga clarificada
Flor de sal

Preparação:
Descascar a cebola.Aquecer um pequeno tacho com um pouco de manteiga clarificada, quando esta estiver quente colocar a cebola, puxar polvilhar com sementes de coentros moídas.
Triturar ligando com Azeite guia e temperando com flor de sal.


Rabanetes:
Lavar e desinfectar os rabanetes.
Laminar com cerca de meio milímetro de grossura.

Rebentos de ervilha:
Lavar e desinfectar.
Colocar sobre papel absorvente.


clique para ampliar