COMIDA ESCRITA

Coração Ó tu que tens o coração nas mãos! Ouve os sinos enferrujados! Anunciam de lá as missas das atrocidades e dos sermões mal contados.  Tiranias cantadas e uns vinhos cuspidos atrás do altar das promessas. De palmadinha em palmadinha, vão entrando para ouvir - de coração - os missionários poderosíssimos, pioneiros na frívola sensação pacata de nada fazer. Basta sonhar,diz o padre do altar! Basta acreditar, diz o leigo defronte à Santa injustiça!  Não rezo e não entro. Faço e procuro. Abro o dicionário e vejo que "altar" rima com "pastar". Faz-se luz no meu cérebro! Deito-me e adormeço.  É isto um snack. Para comer de boca fechada.



A Cebolinha
Genialidade quente e amorosa na simplicidade nua e fria. Quanta magia no tempo do sóbrio acto! Quanta sobriedade na irrealista verdade absoluta de querer tudo e nada possuir! Quanta realidade na vida para lá do que está morto e enterrado! Quanta verdade renasce agora sobre o que se enterrou! Não há magia, sobriedade, realidade nem verd…

El celler can roca

Restaurante espanhol de novo no topo do mundo!

El celler consagra-se o melhor do mundo segundo pela "restaurant magazine".Noma passa para segundo lugar.

Ver lista completa aqui.

Reacção dos irmãos Roca ao diário "El Mundo":

"Estamos felices. Es maravilloso que España vuelva a liderar el panorama gastronómicoQueremos dedicar este triunfo a los compañeros, a los restaurantes del país, porque de algún modo que nosotros estemos ahí hace que todo el mundo vuelva la vista hacia España y eso es muy bueno para todos, para el negocio de hostelería y para el turismo que son los motores del país.
Estamos felices de que El Celler haya conseguido el número 1, es un triunfo de la gastronomía española. Al país le hacen falta buenas noticias, como esta.
Llevaban 8 años ocupando puesto entre los 10 primeros, eso ya nos llena de orgullo a todos los españoles. Con profesionales de este calibre se acaba la crisis en un santiamén."

 "La vanguardia" diz:
“La cocina de los Roca es vanguardia, pero una vanguardia accesible, desprovista de esnobismo. Cocina grande, y cercana a la vez, ése es el mérito de su éxito, la humildad. "

Irmãos Rocca






Para os mais curiosos, neste restaurante apenas existe dois menus,um a 135 euros outro a 165 euros,não existe carta.
Mollejas de ternera con mayonesa de nueces al limón o la ventresca de cordero al humo de brasa de encina con berenjena blanca, regaliz y café. 


El celler can roca




Portugal está incluido na lista na posição 37º .
Dieter Koshina a brilhar.
Vila Joya
Nuno Mendes,chefe português também está de parabéns, conquista o lugar 59º, uma posição optima para quem entrou no ano passado em 80º.

 

Para finalizar com um pouco de pimenta, como eu gosto particularmente de quem "rema contra a maré".... Aqui vai um artigo interessante de Miguel Andrade!
VER artigo