COZINHEIROS UNIDOS EM ALFÂNDEGA DA FÉ

Evento: Primeiro encontro micológico de profissionais de hotelaria e restauração portugueses. Organização: Chefe Marco Gomes Quando: 3 de Dezembro de 2018 Local: Alfândega da Fé.
São nove da manhã. O sol nasceu há pouco e continua tímido. As portas do mercado municipal abrem-se para aquele que viria a ser um dia de partilha e aprendizagem.  Aos poucos começam a chegar alguns dos quarenta e cinco convidados.


Em cima da mesa está o mata-bicho: duas boxes de vinho branco e tinto, cogumelos silvestres em conserva, espargos e pães quentes, daqueles que se partem e repartem com a mão. O chefe Marco Gomes assinala o início dos trabalhos com uma explicação sobre o que iria acontecer. À entrada do mercado estacionam autocarros gentilmente cedidos pela Câmara Municipal. De cestas em punho e de bucho aviado seguimos para a serra, conhecida como Serra de Bornes, a poucos quilómetros do centro de Alfândega Da Fé. A temperatura está amena e a humidade acima dos 80%.

Já na boca da montanha os t…

El celler can roca

Restaurante espanhol de novo no topo do mundo!

El celler consagra-se o melhor do mundo segundo pela "restaurant magazine".Noma passa para segundo lugar.

Ver lista completa aqui.

Reacção dos irmãos Roca ao diário "El Mundo":

"Estamos felices. Es maravilloso que España vuelva a liderar el panorama gastronómicoQueremos dedicar este triunfo a los compañeros, a los restaurantes del país, porque de algún modo que nosotros estemos ahí hace que todo el mundo vuelva la vista hacia España y eso es muy bueno para todos, para el negocio de hostelería y para el turismo que son los motores del país.
Estamos felices de que El Celler haya conseguido el número 1, es un triunfo de la gastronomía española. Al país le hacen falta buenas noticias, como esta.
Llevaban 8 años ocupando puesto entre los 10 primeros, eso ya nos llena de orgullo a todos los españoles. Con profesionales de este calibre se acaba la crisis en un santiamén."

 "La vanguardia" diz:
“La cocina de los Roca es vanguardia, pero una vanguardia accesible, desprovista de esnobismo. Cocina grande, y cercana a la vez, ése es el mérito de su éxito, la humildad. "

Irmãos Rocca






Para os mais curiosos, neste restaurante apenas existe dois menus,um a 135 euros outro a 165 euros,não existe carta.
Mollejas de ternera con mayonesa de nueces al limón o la ventresca de cordero al humo de brasa de encina con berenjena blanca, regaliz y café. 


El celler can roca




Portugal está incluido na lista na posição 37º .
Dieter Koshina a brilhar.
Vila Joya
Nuno Mendes,chefe português também está de parabéns, conquista o lugar 59º, uma posição optima para quem entrou no ano passado em 80º.

 

Para finalizar com um pouco de pimenta, como eu gosto particularmente de quem "rema contra a maré".... Aqui vai um artigo interessante de Miguel Andrade!
VER artigo