CARLOS ALBUQUERQUE-HERDADE DO ESPORÃO

A nomes como: Ferran Adrià (Elbulli), Henrique Leis (Henrique Leis), Louis Anjos (Bon Bon), Vasco Coelho Santos (Euskalduna), Samuel Mota (Belcanto) Fábio Quiraz (Paparico), Joaquim Sousa (JNcQUOI), Márcio Baltazar (Ocean), Carlos Fernandes (Loco) , junta-se no blog, Carlos Albuquerque, actualmente chefe na Herdade do Esporão. 




Se fosse possível tal coisa que conselho darias ao jovem Carlos Albuquerque que hoje se iniciava na cozinha ? 
Faz mais, arrisca mais, lê mais, procura outros que te inspirem e dá o máximo todos os dias! Um dia esse esforço vai ser recompensado.



Fizeste parte das equipas olímpicas de cozinha e concorreste ao "Jovem talento da Gastronomia".Consideras a competição parte fundamental na tua formação enquanto cozinheiro? 
A competição fez sempre parte da minha vida! Fui federado em hóquei patins e joguei durante 14 anos . Se queremos ser os melhores temos que competir com os melhores! Foi uma forma também de me testar a mim próprio.
Concordas que caminhamos par…

A moda dos Snacks

Truta salmonada:
Truta
vinagre de arroz
agua
sal açucar
Bróculo  muito jovem
Acelga bébé


Arranjar a truta (de arouca) ,retirar as espinhas, marinar numa calda tpt com os ingredientes acima indicados.
Fazer um rolo,colocando no interior ovas de arenque.
Para este "snack" utilizei também acelga bébé e broculos muito jovens que eu próprio produzo em Castelo de Paiva, braseados num pouco de azeite temperados com sal.








Arenque

Truta


Presunto de pato:
Presunto de pato (caseiro)
maça
laranja
figo

Fazer uns rolinhos como indica na fotografia com o presunto de pato e as frutas, biologicas, relembro que este "snack" foi produzido em outubro, altura em que os figos abundavam lá por casa, também o presunto de pato foi produzido em casa foi a minha primeira experiencia, trata se apenas de magret salgado durante 4 dias numa salgadeira (baú de madeira cheio de sal) e depois fumado com lenha da vinha cerca de 2 semanas.
Decorar com amores perfeitos. Esta espécie de amores perfeitos que tenho em casa, são umas flores muito carnudas de sabor quase neutro.