COZINHEIROS UNIDOS EM ALFÂNDEGA DA FÉ

Evento: Primeiro encontro micológico de profissionais de hotelaria e restauração portugueses. Organização: Chefe Marco Gomes Quando: 3 de Dezembro de 2018 Local: Alfândega da Fé.
São nove da manhã. O sol nasceu há pouco e continua tímido. As portas do mercado municipal abrem-se para aquele que viria a ser um dia de partilha e aprendizagem.  Aos poucos começam a chegar alguns dos quarenta e cinco convidados.


Em cima da mesa está o mata-bicho: duas boxes de vinho branco e tinto, cogumelos silvestres em conserva, espargos e pães quentes, daqueles que se partem e repartem com a mão. O chefe Marco Gomes assinala o início dos trabalhos com uma explicação sobre o que iria acontecer. À entrada do mercado estacionam autocarros gentilmente cedidos pela Câmara Municipal. De cestas em punho e de bucho aviado seguimos para a serra, conhecida como Serra de Bornes, a poucos quilómetros do centro de Alfândega Da Fé. A temperatura está amena e a humidade acima dos 80%.

Já na boca da montanha os t…

Jovem talento da gastronomia

Dia 12 e 13 teve lugar na escola profissional de amares a 1ª edição do concurso "jovem talento da gastronomia, organizado pelas edições do gosto,concurso este que tive o maior prazer em participar como júri observador, juntamente com grandes nomes da gastronomia actual como Alexandre Silva,Louis Anjos,Francisco Gomes,Joaquim Sousa (Pastelaria) e José Cordeiro (homenagem).
Como em todas as competições,o nervosismo predominava por entre os concorrentes,novos sem experiência na área, mas o resultado  final foi excelente, muito esforçados, criativos.

Na cozinha destacou-se claramente a vencedora pelo prato que apresentou "Cozido á portuguesa-interpretação atlântica" basicamente queria transformar um cozido de carnes num cozido de peixes, e conseguiu de uma forma brilhante com o sabor a fumado (cavala fumada) morcela (ovas de pescada tinta de choco) cebolinhas,cenouras,peixe porco,raia.

Também neste evento houve lugar para concurso de bar e pastelaria.
No ultimo dia assistimos a um forum interessante com debates,demonstração de cozinha de louis anjos,demonstração de bar pela empresa Black Pepper&Basil (Ver aqui) workshop de cerveja por representantes da Super bock e ainda a homenagem pelo seu trabalho ao Chefe José Cordeiro.

Terminado o dia, uma sessao de autografos do Chefe Jose cordeiro, e apresentação do seu novo livro.





















Louis Anjos,Artur Gomes,Alexandre Silva,Tiago Lopes

Louis Anjos e Paulo Amado

Joaquim Sousa

Francisco Gomes durante o debate de pastelaria
Demonstração de cozinha de Louis Anjos

Chefe Alexandre Silva e Paulo Amado durante o debate

Um dos pratos que Louis Anjos venceu o CCA 2012

Chefe José Cordeiro ao lado do seu amigo (actual Formador de cozinha na EPATV)

Discurso do Chefe José Cordeiro
Francisco Gomes com o vencedor do concurso de pastelaria

 Rui Loureiro (EPATV - categoria pastelaria), Liliana Martins (Escola Profissional de Esposende - cozinha) e André Costa (Associação Barmen Barlavento Arade - barmans) Parabéns a todos!