COMO CUIDAR DAS FACAS- JOÃO ISIDRO

E depois de comprada uma faca, como cuidar?
Tenha ela custado 1,10, 100, 1000 ou 10.000 EUR

Se se tratar de uma faca com elevado valor de aço carbono,esse cuidado tem de ser triplicado e neste caso deve-se hidratar a lâmina com uma qualquer gordura.  A mais famosa e histórica, desde os Samurais, segundo se diz, é o óleo de semente de Camélia. Esta limpeza deve feita sempre com a lâmina limpa. Se tiver uma faca com punho de madeira hidrate-o de vez em quando, também.
Nunca, mas nunca coloque a faca na máquina de lavar, porque a festa que ocorre lá dentro pode fazer com que as lâminas choquem,umas contra as outras, danificando-as. Para além disso, os químicos dos detergentes podem também danificar a lâmina, por serem extremamente abrasivos.  Ao lavar à mão nunca se deve usar a parte abrasiva do esfregão, risca a lâmina. Também se devem usar detergentes neutros.
Nunca use a faca contra vidro ou uma base de pedra porque o vidro e a pedra são mais duros que a lâmina, logo podem danificá-la, o…

Jovem talento da gastronomia

Dia 12 e 13 teve lugar na escola profissional de amares a 1ª edição do concurso "jovem talento da gastronomia, organizado pelas edições do gosto,concurso este que tive o maior prazer em participar como júri observador, juntamente com grandes nomes da gastronomia actual como Alexandre Silva,Louis Anjos,Francisco Gomes,Joaquim Sousa (Pastelaria) e José Cordeiro (homenagem).
Como em todas as competições,o nervosismo predominava por entre os concorrentes,novos sem experiência na área, mas o resultado  final foi excelente, muito esforçados, criativos.

Na cozinha destacou-se claramente a vencedora pelo prato que apresentou "Cozido á portuguesa-interpretação atlântica" basicamente queria transformar um cozido de carnes num cozido de peixes, e conseguiu de uma forma brilhante com o sabor a fumado (cavala fumada) morcela (ovas de pescada tinta de choco) cebolinhas,cenouras,peixe porco,raia.

Também neste evento houve lugar para concurso de bar e pastelaria.
No ultimo dia assistimos a um forum interessante com debates,demonstração de cozinha de louis anjos,demonstração de bar pela empresa Black Pepper&Basil (Ver aqui) workshop de cerveja por representantes da Super bock e ainda a homenagem pelo seu trabalho ao Chefe José Cordeiro.

Terminado o dia, uma sessao de autografos do Chefe Jose cordeiro, e apresentação do seu novo livro.





















Louis Anjos,Artur Gomes,Alexandre Silva,Tiago Lopes

Louis Anjos e Paulo Amado

Joaquim Sousa

Francisco Gomes durante o debate de pastelaria
Demonstração de cozinha de Louis Anjos

Chefe Alexandre Silva e Paulo Amado durante o debate

Um dos pratos que Louis Anjos venceu o CCA 2012

Chefe José Cordeiro ao lado do seu amigo (actual Formador de cozinha na EPATV)

Discurso do Chefe José Cordeiro
Francisco Gomes com o vencedor do concurso de pastelaria

 Rui Loureiro (EPATV - categoria pastelaria), Liliana Martins (Escola Profissional de Esposende - cozinha) e André Costa (Associação Barmen Barlavento Arade - barmans) Parabéns a todos!