COMO CUIDAR DAS FACAS- JOÃO ISIDRO

E depois de comprada uma faca, como cuidar?
Tenha ela custado 1,10, 100, 1000 ou 10.000 EUR

Se se tratar de uma faca com elevado valor de aço carbono,esse cuidado tem de ser triplicado e neste caso deve-se hidratar a lâmina com uma qualquer gordura.  A mais famosa e histórica, desde os Samurais, segundo se diz, é o óleo de semente de Camélia. Esta limpeza deve feita sempre com a lâmina limpa. Se tiver uma faca com punho de madeira hidrate-o de vez em quando, também.
Nunca, mas nunca coloque a faca na máquina de lavar, porque a festa que ocorre lá dentro pode fazer com que as lâminas choquem,umas contra as outras, danificando-as. Para além disso, os químicos dos detergentes podem também danificar a lâmina, por serem extremamente abrasivos.  Ao lavar à mão nunca se deve usar a parte abrasiva do esfregão, risca a lâmina. Também se devem usar detergentes neutros.
Nunca use a faca contra vidro ou uma base de pedra porque o vidro e a pedra são mais duros que a lâmina, logo podem danificá-la, o…

Ouro para produtos regionais portugueses


Queijo ‘Sabores da Idanha’ ganha ouro em Inglaterra

O Queijo Amarelo da Beira Baixa ‘Sabores da Idanha’ foi premiado com uma medalha de ouro no concurso World Cheese Awards 2011 (Concurso Mundial de Queijos 2011) em Inglaterra, anunciou esta segunda-feira a cooperativa produtora.

O queijo de Denominação de Origem Protegida (DOP) é produzido pela Cooperativa de Produtores de Queijos da Beira Baixa, que pela primeira vez participou num concurso estrangeiro.  
A participação antecede a internacionalização dos produtos da cooperativa e a medalha de ouro "poderá abrir muitas portas e dar credibilidade à marca", destaca João Antunes, presidente da instituição.  
Tendo em conta o início da estratégia de internacionalização "era muito importante testar a qualidade dos produtos nos concursos internacionais", sublinha.  
O prémio "atesta a qualidade, tendo em conta que é um concurso mundial ao qual concorreram mais de 2500 queijos, sujeitos à apreciação de um painel de cerca de 200 provadores internacionais".   
O World Cheese Awards 2011 decorreu no dia 23 de Novembro em Inglaterra e o presidente da cooperativa confessa que "é difícil saber o que levou o júri a atribuir a medalha de ouro".  
Seja como for, nos últimos dois anos, a Cooperativa de Produtores de Queijos da Beira Baixa tem apostado na participação em concursos nacionais de queijos, "arrecadando sempre prémios e distinções em todos aqueles em que participa", destaca João Antunes.   
A instituição reúne 20 associados do concelho de Idanha-a-Nova e de uma freguesia de Castelo Branco - Alcains -, que produzem 100 toneladas de queijo amarelo por ano.  
Além deste, o queijo de ovelha DOP de Castelo Branco é outro produto emblemático da cooperativa.  

Fonte:Correio da manha