CRIATIVIDADE (IN)CONSCIENTE

Publicado originalmente no ETASTE
Surge de forma consciente ou inconsciente. A parte consciente, a que controlamos, é gerida pelo lado mais racional, normalmente fechada sobre si. É o resultado do natural processo cognitivo. Esta pode ser afetada por fatores externos e até próprio estado de espírito. A parte inconsciente, a que não dominamos e nem sequer conhecemos verdadeiramente, é a responsável pelo nosso lado mais infantil e primitivo de toda a associação de ideias. Juntas são nada mais nada menos que sistemas organizados, quase automáticos na forma e no lugar. Servem-nos para agilizar o processo que se quer tão lento quanto possível.
Lentidão é a palavra-chave. A rapidez perturba quase sempre a tomada de decisões. Por isso não é bem-vinda, apenas na execução. A lentidão é por isso benéfica, pois resulta frequentemente, em vários processos difusos que se acumulam na desordem. A confusão ou mudança de perspetiva é obrigatória. A partir destas haverá, naturalmente, um início, e com is…

Barriga de porco com salada de melancia e cebola

Barriga de porco:

100 gr de barriga de porco
10 gr de cebola
1 gr de alho
1 gr de tomilho
sal qb

Preparação:
Tostar a pele num sautê do lado da pele/courato da barriga, colocar a carne num saco de vacuo com o resto dos ingredientes referidos acima.Cozer 24 horas a 65º C.

Molho de porco:

10 gr de cebola
10 gr de cenoura
10 gr de tomate
10 gr de aparas de porco 
10 gr de ossos de porco (se possivel)
10 gr de aromaticos
10 gr de vinho tinto
Xantana
1 lt Caldo de porco(agua e aparas de carne)

Preparação:
Refogar a cebola,cenoura, mexendo sempre para ganhar cor, juntar o tomate em lume brando por 10 min, refrescar com vinho tinto.
Juntar o caldo ao refogado
Assar as carnes com os aromáticos e juntar ao molho.
Apurar e engrossar com xantana (elemento que não afecta a cor do molho nem sabor, melhor substituto de maizena)
Temperar com sal.

Salada de melancia e cebola:

30 gr melancia
4 gr de Allium triquetrum
(o que é?Veja aqui)
100 ml de saquê
sal qb 

Preparação:
Aquecer o saquê a 45ºC pois a esta temperatura fica mais encorpado fica com um sabor semelhante a melão neste ponto é chamado de "Kan" e temperar com um pouco de sal.
Mergulhar a melancia cortada em cubinhos (brunesa) na  preparado de saquê durante 10 min, escorrer.
Lavar as flores ( tem sabor acentuado a cebola) e misturar com a melancia.


Dicas de Diana









Veja aqui:
Fonte dos sabores,Garrafeira



Herdade dos Grous Tinto, com uma % de Aragonês, ideal para harmonizar com o vinagre de arroz chinês. Um vinho ligeiramente especiado, completo, que vai enaltecer o toucinho fumado e harmonizar na perfeição com a salada de melancia. A elegância das flores com sabor a cebola não passará despercebida, pois o vinho é delicado e um pouco cremoso.