EUSKALDUNA ENGANA

O Euskalduna é um restaurante discreto que funciona à porta fechada. Actualmente atravessa um bom momento (espero que seja  por muitos anos ) , fui perceber o porquê e fui enganado.

Passa uma imagem ao exterior como bom restaurante e afinal...  é um excelente restaurante.
Quem comanda o dia a dia nos fogões é o Vasco Coelho Santos, chefe e proprietário, entrevistado por mim há 3 anos atrás VER.
O menu não é fixo.
Um dos factores que mais me entusiasmou foi o facto de poder estar a assistir a todo o serviço.
Uma experiência no verdadeiro sentido.
Não venho aqui fazer qualquer tipo de julgamento público,muito menos apreciações técnicas aprofundadas-essa parte deixo para os ditos foodies, "especialistas " de todos os assuntos possíveis e imaginários.




Lapso meu: Não fotografei o folar transmontano, nem os petits-fours. O folar era um caracol folhado, cheio de sabor,  em dose reduzida mas suficiente. Nos petits-fours o que me chamou mais à atenção foi a goma de alho, um dente de…

A truta do rio minho

Truta chamuscada:
Truta salmonada
Ver utensilio utilizado
Flor de sal

Preparação:
Temperar a truta com um pouco de flor de sal, colocar a mesma sob um tabuleiro e com o utensilio acima indicado chamuscar a pele da truta.Servir tépida.

Legumes:
Alho francês baby
Funcho baby
Cogumelos enoki ( Tem o dobro de proteínas comparando com a carne)
Azeite Guia
Folhas de ervilha
Flor de sal
Àgua

Confecção:
Escaldar todos os legumes em agua bem quente temperada com um pouco de sal,excepto as folhas de ervilha que irão ser temperadas apenas com um pouco de açucar em pó (para perder parte da acidez que a caracteriza) e por fim o funcho que irá ser braseado num sautê com um pouco de azeite guia.
 Reservar a água dos legumes, passar por um passador bastante fino e espessar como indica no processo seguinte.

Caldo:
Agua dos legumes (confecção anterior)

Preparação:
Para tornar o caldo mais espesso veja aqui o vídeo.