Avançar para o conteúdo principal

Márcio Baltazar

Quem é Márcio Baltazar?
Inicia o seu percurso aos 16 anos de idade numa Marisqueira “Frutos do Mar” mas com o objectivo de se formar em pastelaria, segue para o centro de formação profissional do sector alimentar da Pontinha, faz uma formação em pastelaria/padaria e volta a Terra natal para ganhar experiência de trabalho. É convidado a integrar a equipa da Confeitaria nacional em Lisboa, aceita o desafio e fica lá um ano. Viaja para Moçambique para a primeira experiência profissional fora de Portugal, mais tarde volta a Lisboa e integra a extinta pastelaria “Quente e Bom”, do chefe António Baia, é-lhe dada a oportunidade de mudar-se para o “Pestana Palace” em Lisboa com a chefia do Chefe Aimé Barroyer e Joaquim de Sousa  ,assume a função de pasteleiro de 2ª.  
Seis meses depois decide voltar a emigrar e vai para Barcelona em estágio é convidado a ficar em “Sauleda pastissiers”, como responsável de produção da pastelaria fria e da chocolateria.Surge a possibilidade de fazer estágio com Y…

A truta do rio minho

Truta chamuscada:
Truta salmonada
Ver utensilio utilizado
Flor de sal

Preparação:
Temperar a truta com um pouco de flor de sal, colocar a mesma sob um tabuleiro e com o utensilio acima indicado chamuscar a pele da truta.Servir tépida.

Legumes:
Alho francês baby
Funcho baby
Cogumelos enoki ( Tem o dobro de proteínas comparando com a carne)
Azeite Guia
Folhas de ervilha
Flor de sal
Àgua

Confecção:
Escaldar todos os legumes em agua bem quente temperada com um pouco de sal,excepto as folhas de ervilha que irão ser temperadas apenas com um pouco de açucar em pó (para perder parte da acidez que a caracteriza) e por fim o funcho que irá ser braseado num sautê com um pouco de azeite guia.
 Reservar a água dos legumes, passar por um passador bastante fino e espessar como indica no processo seguinte.

Caldo:
Agua dos legumes (confecção anterior)

Preparação:
Para tornar o caldo mais espesso veja aqui o vídeo.