COZINHEIROS UNIDOS EM ALFÂNDEGA DA FÉ

Evento: Primeiro encontro micológico de profissionais de hotelaria e restauração portugueses. Organização: Chefe Marco Gomes Quando: 3 de Dezembro de 2018 Local: Alfândega da Fé.
São nove da manhã. O sol nasceu há pouco e continua tímido. As portas do mercado municipal abrem-se para aquele que viria a ser um dia de partilha e aprendizagem.  Aos poucos começam a chegar alguns dos quarenta e cinco convidados.


Em cima da mesa está o mata-bicho: duas boxes de vinho branco e tinto, cogumelos silvestres em conserva, espargos e pães quentes, daqueles que se partem e repartem com a mão. O chefe Marco Gomes assinala o início dos trabalhos com uma explicação sobre o que iria acontecer. À entrada do mercado estacionam autocarros gentilmente cedidos pela Câmara Municipal. De cestas em punho e de bucho aviado seguimos para a serra, conhecida como Serra de Bornes, a poucos quilómetros do centro de Alfândega Da Fé. A temperatura está amena e a humidade acima dos 80%.

Já na boca da montanha os t…

A truta do rio minho

Truta chamuscada:
Truta salmonada
Ver utensilio utilizado
Flor de sal

Preparação:
Temperar a truta com um pouco de flor de sal, colocar a mesma sob um tabuleiro e com o utensilio acima indicado chamuscar a pele da truta.Servir tépida.

Legumes:
Alho francês baby
Funcho baby
Cogumelos enoki ( Tem o dobro de proteínas comparando com a carne)
Azeite Guia
Folhas de ervilha
Flor de sal
Àgua

Confecção:
Escaldar todos os legumes em agua bem quente temperada com um pouco de sal,excepto as folhas de ervilha que irão ser temperadas apenas com um pouco de açucar em pó (para perder parte da acidez que a caracteriza) e por fim o funcho que irá ser braseado num sautê com um pouco de azeite guia.
 Reservar a água dos legumes, passar por um passador bastante fino e espessar como indica no processo seguinte.

Caldo:
Agua dos legumes (confecção anterior)

Preparação:
Para tornar o caldo mais espesso veja aqui o vídeo.