EUSKALDUNA ENGANA

O Euskalduna é um restaurante discreto que funciona à porta fechada. Actualmente atravessa um bom momento (espero que seja  por muitos anos ) , fui perceber o porquê e fui enganado.

Passa uma imagem ao exterior como bom restaurante e afinal...  é um excelente restaurante.
Quem comanda o dia a dia nos fogões é o Vasco Coelho Santos, chefe e proprietário, entrevistado por mim há 3 anos atrás VER.
O menu não é fixo.
Um dos factores que mais me entusiasmou foi o facto de poder estar a assistir a todo o serviço.
Uma experiência no verdadeiro sentido.
Não venho aqui fazer qualquer tipo de julgamento público,muito menos apreciações técnicas aprofundadas-essa parte deixo para os ditos foodies, "especialistas " de todos os assuntos possíveis e imaginários.




Lapso meu: Não fotografei o folar transmontano, nem os petits-fours. O folar era um caracol folhado, cheio de sabor,  em dose reduzida mas suficiente. Nos petits-fours o que me chamou mais à atenção foi a goma de alho, um dente de…

George Mendes

George Mendes, o chefe de cozinha e proprietário do restaurante 'Aldea', em Manhattan, é o unico luso-americano no grupo de duas dezenas de profissionais do ramo que o 'New York Times' inclui numa iniciativa gastronómica a ter lugar dia 3 do próximo mês de Novembro, a uma quinta-feira.
O 'Tast of T' é promovido pela revista 'Style', editada pelo conhecido diário nova-iorquina, e realizar-se-á no 'Architects & Designers Building' (150 East 58th Street), em Manhattan, estando aberto ao público mediante pagamento de $85 por pessoa - a decorrer das 6:00 às 8:30 da noite. Para além de Mendes, participam outros nomes tarimbados da cena gastronómica nova-iorquina - incluindo Nancy Olson ('Gramercy Tavern'), Daniel Humm ('Eleven Madison Park') e Seamus Mullen ('Tertulia').
George Mendes é filho de emigrantes beirões e nasceu em Danbury, Connecticut. É o único chefe de origem portuguesa à frente de um restaurante de inspiração lusa nos EUA a quem o guia Michelin atribuiu uma estrela.
Para mais informações sobre o 'Taste of T', consulte www.tasteoft.com