CONGRESSO DOS COZINHEIROS - 2018

Aconteceu no lx factory, em Lisboa, nos dias 1 e 2 de outubro.



Trata-se do Congresso Nacional de Cozinheiros, o qual reúne alguns dos melhores profissionais do sector a nível nacional e internacional.


A sua missão, encetada em 2005, mantém-se intacta: reunir o sector.


Não vou discorrer sobre cada uma das apresentações, realçarei apenas alguns pontos positivos e um menos positivo.  Não estive, com muita pena minha, até ao final do segundo dia.  De uma forma geral, este ano, o congresso assentou em três ideias: produto, sazonalidade e desperdício.







George Mendes

George Mendes, o chefe de cozinha e proprietário do restaurante 'Aldea', em Manhattan, é o unico luso-americano no grupo de duas dezenas de profissionais do ramo que o 'New York Times' inclui numa iniciativa gastronómica a ter lugar dia 3 do próximo mês de Novembro, a uma quinta-feira.
O 'Tast of T' é promovido pela revista 'Style', editada pelo conhecido diário nova-iorquina, e realizar-se-á no 'Architects & Designers Building' (150 East 58th Street), em Manhattan, estando aberto ao público mediante pagamento de $85 por pessoa - a decorrer das 6:00 às 8:30 da noite. Para além de Mendes, participam outros nomes tarimbados da cena gastronómica nova-iorquina - incluindo Nancy Olson ('Gramercy Tavern'), Daniel Humm ('Eleven Madison Park') e Seamus Mullen ('Tertulia').
George Mendes é filho de emigrantes beirões e nasceu em Danbury, Connecticut. É o único chefe de origem portuguesa à frente de um restaurante de inspiração lusa nos EUA a quem o guia Michelin atribuiu uma estrela.
Para mais informações sobre o 'Taste of T', consulte www.tasteoft.com