COZINHEIROS UNIDOS EM ALFÂNDEGA DA FÉ

Evento: Primeiro encontro micológico de profissionais de hotelaria e restauração portugueses. Organização: Chefe Marco Gomes Quando: 3 de Dezembro de 2018 Local: Alfândega da Fé.
São nove da manhã. O sol nasceu há pouco e continua tímido. As portas do mercado municipal abrem-se para aquele que viria a ser um dia de partilha e aprendizagem.  Aos poucos começam a chegar alguns dos quarenta e cinco convidados.


Em cima da mesa está o mata-bicho: duas boxes de vinho branco e tinto, cogumelos silvestres em conserva, espargos e pães quentes, daqueles que se partem e repartem com a mão. O chefe Marco Gomes assinala o início dos trabalhos com uma explicação sobre o que iria acontecer. À entrada do mercado estacionam autocarros gentilmente cedidos pela Câmara Municipal. De cestas em punho e de bucho aviado seguimos para a serra, conhecida como Serra de Bornes, a poucos quilómetros do centro de Alfândega Da Fé. A temperatura está amena e a humidade acima dos 80%.

Já na boca da montanha os t…

George Mendes

George Mendes, o chefe de cozinha e proprietário do restaurante 'Aldea', em Manhattan, é o unico luso-americano no grupo de duas dezenas de profissionais do ramo que o 'New York Times' inclui numa iniciativa gastronómica a ter lugar dia 3 do próximo mês de Novembro, a uma quinta-feira.
O 'Tast of T' é promovido pela revista 'Style', editada pelo conhecido diário nova-iorquina, e realizar-se-á no 'Architects & Designers Building' (150 East 58th Street), em Manhattan, estando aberto ao público mediante pagamento de $85 por pessoa - a decorrer das 6:00 às 8:30 da noite. Para além de Mendes, participam outros nomes tarimbados da cena gastronómica nova-iorquina - incluindo Nancy Olson ('Gramercy Tavern'), Daniel Humm ('Eleven Madison Park') e Seamus Mullen ('Tertulia').
George Mendes é filho de emigrantes beirões e nasceu em Danbury, Connecticut. É o único chefe de origem portuguesa à frente de um restaurante de inspiração lusa nos EUA a quem o guia Michelin atribuiu uma estrela.
Para mais informações sobre o 'Taste of T', consulte www.tasteoft.com