COZINHEIROS UNIDOS EM ALFÂNDEGA DA FÉ

Evento: Primeiro encontro micológico de profissionais de hotelaria e restauração portugueses. Organização: Chefe Marco Gomes Quando: 3 de Dezembro de 2018 Local: Alfândega da Fé.
São nove da manhã. O sol nasceu há pouco e continua tímido. As portas do mercado municipal abrem-se para aquele que viria a ser um dia de partilha e aprendizagem.  Aos poucos começam a chegar alguns dos quarenta e cinco convidados.


Em cima da mesa está o mata-bicho: duas boxes de vinho branco e tinto, cogumelos silvestres em conserva, espargos e pães quentes, daqueles que se partem e repartem com a mão. O chefe Marco Gomes assinala o início dos trabalhos com uma explicação sobre o que iria acontecer. À entrada do mercado estacionam autocarros gentilmente cedidos pela Câmara Municipal. De cestas em punho e de bucho aviado seguimos para a serra, conhecida como Serra de Bornes, a poucos quilómetros do centro de Alfândega Da Fé. A temperatura está amena e a humidade acima dos 80%.

Já na boca da montanha os t…

De Arouca a Castelo de paiva

Lombo de boi com crosta de milho e creme de bravo de esmolfe 


Lombo boi (raça arouquesa)

Ingredientes:
Lombo boi 150 gr (raça arouquesa)
Sal
Fio norte
Tomilho limão

Preparação:
Cortar o lombo e temperar com sal e um pouco de tomilho limão, atar com fio norte e brasear com um pouco de azeite guia.

Puré de maça bravo de esmolfe

Ingredientes:
Maça bravo de esmolfe 200 gr
Manteiga 50 gr
Sal qb
Àgua qb

Preparação:
Descascar a maça, cozer em água temperada com sal.Passar a puré juntando pouco a pouco umas nozes de manteiga.

Crosta de milho 

Ingredientes:
Milho 50 gr
sal fino
Água 
Manteiga 2 gr

Preparação:
Cozer o milho em água e sal tempo.Saltear em um pouco de manteiga.Desidratar a 70º por aproximadamente 1 hora. Triturar de forma a formar um pasta.


Salada de trevo

Ingredientes:
Trevos jovens 2 gr
sal fino
Azeite guia

Preparação:
Temperar os trevos com o azeite e sal.



Photobucket