COMO CUIDAR DAS FACAS- JOÃO ISIDRO

E depois de comprada uma faca, como cuidar?
Tenha ela custado 1,10, 100, 1000 ou 10.000 EUR

Se se tratar de uma faca com elevado valor de aço carbono,esse cuidado tem de ser triplicado e neste caso deve-se hidratar a lâmina com uma qualquer gordura.  A mais famosa e histórica, desde os Samurais, segundo se diz, é o óleo de semente de Camélia. Esta limpeza deve feita sempre com a lâmina limpa. Se tiver uma faca com punho de madeira hidrate-o de vez em quando, também.
Nunca, mas nunca coloque a faca na máquina de lavar, porque a festa que ocorre lá dentro pode fazer com que as lâminas choquem,umas contra as outras, danificando-as. Para além disso, os químicos dos detergentes podem também danificar a lâmina, por serem extremamente abrasivos.  Ao lavar à mão nunca se deve usar a parte abrasiva do esfregão, risca a lâmina. Também se devem usar detergentes neutros.
Nunca use a faca contra vidro ou uma base de pedra porque o vidro e a pedra são mais duros que a lâmina, logo podem danificá-la, o…

"A ultima ceia" El bulli

Não se trata de um encerramento mas sim uma mudança de ares: parar, pensar e evoluir. Assim, o objectivo é criar uma fundação, e em 2014 reabrir as portas, mas agora como um centro de criatividade! 
 Em que moldes, isso seria prematuro, mas daqui a três anos, ou mesmo antes, vamos ter essa informação, e eu espero estar aqui para o poder anunciar. 

A melhor brigada da historia da cozinha,Ferran Adria,Grant Achatz, René Redzepi, José Andrés, Massimo Bottura, Joan Roca e Andoni Luis Aduriz elaboraram no passado dia 30 de julho o ultimo jantar servido no elbulli.

Ferran visivelmente emocionado rodeado por toda a sua equipa quis destacar o mais importante que é o espírito do el bulli que continuará vivo em todas as pessoas que ali trabalharam e que degustaram os seus pratos.
“Con nosotros han estado los mejores del mundo. Todos ellos tienen el espíritu, la pasión por lo que hacen y además son capaces de asumir el riesgo en la cocina” disse Ferran. 

O menu foi constituído com os melhores pratos dos últimos anos entre eles as azeitonas esféricas,flor em nectar,espuma de fumo,shabu shabu de pinhões e percebes com caviar.

´
P:S:Em frente de toda a equipa está o famoso bulldog elaborado com merengue e caramelo pelo pasteleiro Christian Escribà.


Fonte: www.alacartaparados.es