EUSKALDUNA ENGANA

O Euskalduna é um restaurante discreto que funciona à porta fechada. Actualmente atravessa um bom momento (espero que seja  por muitos anos ) , fui perceber o porquê e fui enganado.

Passa uma imagem ao exterior como bom restaurante e afinal...  é um excelente restaurante.
Quem comanda o dia a dia nos fogões é o Vasco Coelho Santos, chefe e proprietário, entrevistado por mim há 3 anos atrás VER.
O menu não é fixo.
Um dos factores que mais me entusiasmou foi o facto de poder estar a assistir a todo o serviço.
Uma experiência no verdadeiro sentido.
Não venho aqui fazer qualquer tipo de julgamento público,muito menos apreciações técnicas aprofundadas-essa parte deixo para os ditos foodies, "especialistas " de todos os assuntos possíveis e imaginários.




Lapso meu: Não fotografei o folar transmontano, nem os petits-fours. O folar era um caracol folhado, cheio de sabor,  em dose reduzida mas suficiente. Nos petits-fours o que me chamou mais à atenção foi a goma de alho, um dente de…

"A ultima ceia" El bulli

Não se trata de um encerramento mas sim uma mudança de ares: parar, pensar e evoluir. Assim, o objectivo é criar uma fundação, e em 2014 reabrir as portas, mas agora como um centro de criatividade! 
 Em que moldes, isso seria prematuro, mas daqui a três anos, ou mesmo antes, vamos ter essa informação, e eu espero estar aqui para o poder anunciar. 

A melhor brigada da historia da cozinha,Ferran Adria,Grant Achatz, René Redzepi, José Andrés, Massimo Bottura, Joan Roca e Andoni Luis Aduriz elaboraram no passado dia 30 de julho o ultimo jantar servido no elbulli.

Ferran visivelmente emocionado rodeado por toda a sua equipa quis destacar o mais importante que é o espírito do el bulli que continuará vivo em todas as pessoas que ali trabalharam e que degustaram os seus pratos.
“Con nosotros han estado los mejores del mundo. Todos ellos tienen el espíritu, la pasión por lo que hacen y además son capaces de asumir el riesgo en la cocina” disse Ferran. 

O menu foi constituído com os melhores pratos dos últimos anos entre eles as azeitonas esféricas,flor em nectar,espuma de fumo,shabu shabu de pinhões e percebes com caviar.

´
P:S:Em frente de toda a equipa está o famoso bulldog elaborado com merengue e caramelo pelo pasteleiro Christian Escribà.


Fonte: www.alacartaparados.es