CONGRESSO DOS COZINHEIROS - 2018

Aconteceu no lx factory, em Lisboa, nos dias 1 e 2 de outubro.



Trata-se do Congresso Nacional de Cozinheiros, o qual reúne alguns dos melhores profissionais do sector a nível nacional e internacional.


A sua missão, encetada em 2005, mantém-se intacta: reunir o sector.


Não vou discorrer sobre cada uma das apresentações, realçarei apenas alguns pontos positivos e um menos positivo.  Não estive, com muita pena minha, até ao final do segundo dia.  De uma forma geral, este ano, o congresso assentou em três ideias: produto, sazonalidade e desperdício.







"A ultima ceia" El bulli

Não se trata de um encerramento mas sim uma mudança de ares: parar, pensar e evoluir. Assim, o objectivo é criar uma fundação, e em 2014 reabrir as portas, mas agora como um centro de criatividade! 
 Em que moldes, isso seria prematuro, mas daqui a três anos, ou mesmo antes, vamos ter essa informação, e eu espero estar aqui para o poder anunciar. 

A melhor brigada da historia da cozinha,Ferran Adria,Grant Achatz, René Redzepi, José Andrés, Massimo Bottura, Joan Roca e Andoni Luis Aduriz elaboraram no passado dia 30 de julho o ultimo jantar servido no elbulli.

Ferran visivelmente emocionado rodeado por toda a sua equipa quis destacar o mais importante que é o espírito do el bulli que continuará vivo em todas as pessoas que ali trabalharam e que degustaram os seus pratos.
“Con nosotros han estado los mejores del mundo. Todos ellos tienen el espíritu, la pasión por lo que hacen y además son capaces de asumir el riesgo en la cocina” disse Ferran. 

O menu foi constituído com os melhores pratos dos últimos anos entre eles as azeitonas esféricas,flor em nectar,espuma de fumo,shabu shabu de pinhões e percebes com caviar.

´
P:S:Em frente de toda a equipa está o famoso bulldog elaborado com merengue e caramelo pelo pasteleiro Christian Escribà.


Fonte: www.alacartaparados.es