COZINHEIROS UNIDOS EM ALFÂNDEGA DA FÉ

Evento: Primeiro encontro micológico de profissionais de hotelaria e restauração portugueses. Organização: Chefe Marco Gomes Quando: 3 de Dezembro de 2018 Local: Alfândega da Fé.
São nove da manhã. O sol nasceu há pouco e continua tímido. As portas do mercado municipal abrem-se para aquele que viria a ser um dia de partilha e aprendizagem.  Aos poucos começam a chegar alguns dos quarenta e cinco convidados.


Em cima da mesa está o mata-bicho: duas boxes de vinho branco e tinto, cogumelos silvestres em conserva, espargos e pães quentes, daqueles que se partem e repartem com a mão. O chefe Marco Gomes assinala o início dos trabalhos com uma explicação sobre o que iria acontecer. À entrada do mercado estacionam autocarros gentilmente cedidos pela Câmara Municipal. De cestas em punho e de bucho aviado seguimos para a serra, conhecida como Serra de Bornes, a poucos quilómetros do centro de Alfândega Da Fé. A temperatura está amena e a humidade acima dos 80%.

Já na boca da montanha os t…

Choco e seus rebentos

Pó de choco:
Farinha 100 gr
Manteiga 100 gr
Tinta choco 50 gr

Cozer a farinha na manteiga cerca de 5 minutos, retirar do lume, juntar a tinta de choco.Formar uma camada com cerca de 2 mm de altura e desidratar no forno a cerca de 70/80ºC durante 3/ horas.Quando estiver crocante,deixar arrefecer.Triturar.

Salsa frita:
 2 gr de folhas de salsa
100 ml de óleo

Aquecer o óleo a 180ºC. Fritar de imediato a salsa em 10 segundos de modo a ficar crocante e conservar a cor.