EUSKALDUNA ENGANA

O Euskalduna é um restaurante discreto que funciona à porta fechada. Actualmente atravessa um bom momento (espero que seja  por muitos anos ) , fui perceber o porquê e fui enganado.

Passa uma imagem ao exterior como bom restaurante e afinal...  é um excelente restaurante.
Quem comanda o dia a dia nos fogões é o Vasco Coelho Santos, chefe e proprietário, entrevistado por mim há 3 anos atrás VER.
O menu não é fixo.
Um dos factores que mais me entusiasmou foi o facto de poder estar a assistir a todo o serviço.
Uma experiência no verdadeiro sentido.
Não venho aqui fazer qualquer tipo de julgamento público,muito menos apreciações técnicas aprofundadas-essa parte deixo para os ditos foodies, "especialistas " de todos os assuntos possíveis e imaginários.




Lapso meu: Não fotografei o folar transmontano, nem os petits-fours. O folar era um caracol folhado, cheio de sabor,  em dose reduzida mas suficiente. Nos petits-fours o que me chamou mais à atenção foi a goma de alho, um dente de…

Polémica "50 melhores restaurantes do mundo"

Cozinheiros estão indignados!

Desta vez em consequência da lista dos 50 melhores restaurantes do mundo.Martin Berasategui colocado na 29ª posição,acha que se trata de um erro, Arzak 8ª posição partilha da mesma opinião!
Diz-se que se trata apenas de interesses comerciais "Qual será o cozinheiro por trás disto e quem são os seus amiguitos?" diz.

Pois isto a mim também me choca, acho que se trata de uma falta de respeito para com os cozinheiros no geral,  trabalhar arduamente todo o ano,melhorar e depois estar no 29ª posição? não é facil de entender!
Pois o mundo sempre foi movido por interesses e os tais "amiguitos" como refere Martin tem grande influência.

Mas meus amigos trata-se apenas de cozinhar, quem joga por interesses e com "amiguitos" não resiste muito tempo. E quanto a Martin e Arzak não precisam de se preocupar pois quem trabalha bem não precisa de ter "amiguitos" para ser reconhecido pelo seu trabalho.