EUSKALDUNA ENGANA

O Euskalduna é um restaurante discreto que funciona à porta fechada. Actualmente atravessa um bom momento (espero que seja  por muitos anos ) , fui perceber o porquê e fui enganado.

Passa uma imagem ao exterior como bom restaurante e afinal...  é um excelente restaurante.
Quem comanda o dia a dia nos fogões é o Vasco Coelho Santos, chefe e proprietário, entrevistado por mim há 3 anos atrás VER.
O menu não é fixo.
Um dos factores que mais me entusiasmou foi o facto de poder estar a assistir a todo o serviço.
Uma experiência no verdadeiro sentido.
Não venho aqui fazer qualquer tipo de julgamento público,muito menos apreciações técnicas aprofundadas-essa parte deixo para os ditos foodies, "especialistas " de todos os assuntos possíveis e imaginários.




Lapso meu: Não fotografei o folar transmontano, nem os petits-fours. O folar era um caracol folhado, cheio de sabor,  em dose reduzida mas suficiente. Nos petits-fours o que me chamou mais à atenção foi a goma de alho, um dente de…

The Top 50 best Restaurants

Pelo segundo ano consecutivo, o restaurante dinamarquês Noma foi eleito o melhor do Mundo.

O Noma, liderado pelo chef Rene Redzepi, foi eleito pela iniciativa 50 Melhores Restaurantes do Mundo e alia a escolha dos ingredientes à execução perfeita, proporcionando «uma forma emotiva, intensa e libertadora de comer, como nenhum outro restaurante consegue fazer».

Resta dizer que fica caro comer no Noma: um menu de sete pratos ao jantar custa 147 euros, ao qual acresce o menu de sete vinhos, mais 120 euros, num total de 267 euros.

Também há um menu de 12 pratos, escolha do chef, que fica por 187 euros.

Nesta lista de 50 não há nenhum português, mas o Vila Joya, em Albufeira, ocupa o 79.º lugar entre os cem listados.


Fonte: