COZINHEIROS UNIDOS EM ALFÂNDEGA DA FÉ

Evento: Primeiro encontro micológico de profissionais de hotelaria e restauração portugueses. Organização: Chefe Marco Gomes Quando: 3 de Dezembro de 2018 Local: Alfândega da Fé.
São nove da manhã. O sol nasceu há pouco e continua tímido. As portas do mercado municipal abrem-se para aquele que viria a ser um dia de partilha e aprendizagem.  Aos poucos começam a chegar alguns dos quarenta e cinco convidados.


Em cima da mesa está o mata-bicho: duas boxes de vinho branco e tinto, cogumelos silvestres em conserva, espargos e pães quentes, daqueles que se partem e repartem com a mão. O chefe Marco Gomes assinala o início dos trabalhos com uma explicação sobre o que iria acontecer. À entrada do mercado estacionam autocarros gentilmente cedidos pela Câmara Municipal. De cestas em punho e de bucho aviado seguimos para a serra, conhecida como Serra de Bornes, a poucos quilómetros do centro de Alfândega Da Fé. A temperatura está amena e a humidade acima dos 80%.

Já na boca da montanha os t…

The Top 50 best Restaurants

Pelo segundo ano consecutivo, o restaurante dinamarquês Noma foi eleito o melhor do Mundo.

O Noma, liderado pelo chef Rene Redzepi, foi eleito pela iniciativa 50 Melhores Restaurantes do Mundo e alia a escolha dos ingredientes à execução perfeita, proporcionando «uma forma emotiva, intensa e libertadora de comer, como nenhum outro restaurante consegue fazer».

Resta dizer que fica caro comer no Noma: um menu de sete pratos ao jantar custa 147 euros, ao qual acresce o menu de sete vinhos, mais 120 euros, num total de 267 euros.

Também há um menu de 12 pratos, escolha do chef, que fica por 187 euros.

Nesta lista de 50 não há nenhum português, mas o Vila Joya, em Albufeira, ocupa o 79.º lugar entre os cem listados.


Fonte: