EUSKALDUNA ENGANA

O Euskalduna é um restaurante discreto que funciona à porta fechada. Actualmente atravessa um bom momento (espero que seja  por muitos anos ) , fui perceber o porquê e fui enganado.

Passa uma imagem ao exterior como bom restaurante e afinal...  é um excelente restaurante.
Quem comanda o dia a dia nos fogões é o Vasco Coelho Santos, chefe e proprietário, entrevistado por mim há 3 anos atrás VER.
O menu não é fixo.
Um dos factores que mais me entusiasmou foi o facto de poder estar a assistir a todo o serviço.
Uma experiência no verdadeiro sentido.
Não venho aqui fazer qualquer tipo de julgamento público,muito menos apreciações técnicas aprofundadas-essa parte deixo para os ditos foodies, "especialistas " de todos os assuntos possíveis e imaginários.




Lapso meu: Não fotografei o folar transmontano, nem os petits-fours. O folar era um caracol folhado, cheio de sabor,  em dose reduzida mas suficiente. Nos petits-fours o que me chamou mais à atenção foi a goma de alho, um dente de…

Azeite Romeu


A Soc. Clemente Menéres Lda. é uma sociedade agrícola familiar fundada em 1902.
Estabelecida desde 1874, cultiva uns milhares de hectares dispersos por oito concelhos do distrito de Bragança e detém no Porto, na marginal do rio Douro, zona Património Mundial, o extinto Convento de Monchique e edifícios anexos onde tem sede e armazéns.
Pratica exclusivamente Agricultura Biológica certificada (olival e vinha).
É feito em lagar privativo com moinho de granito por processos mecânicos e a frio.

Está no TOP 10 e 15 dos melhores azeites do mundo, tanto no Guia italiano de azeites “L’Extravergine” 2005 e 2007, como na revista gourmet alemã “Der Feinschmecker”.

De cor amarelo/dourado com aroma intenso a azeitona. No palato redondo, denso e fluido. Com um leve doce amendoado no início, seguido de azeitona fresca e legumes, e um final longo e complexo com uma nota picante mas não amarga. 

Um azeite subtil com uma personalidade delicada, não demasiado potente mas de um grande equilíbrio e harmonia.