CONGRESSO DOS COZINHEIROS - 2018

Aconteceu no lx factory, em Lisboa, nos dias 1 e 2 de outubro.



Trata-se do Congresso Nacional de Cozinheiros, o qual reúne alguns dos melhores profissionais do sector a nível nacional e internacional.


A sua missão, encetada em 2005, mantém-se intacta: reunir o sector.


Não vou discorrer sobre cada uma das apresentações, realçarei apenas alguns pontos positivos e um menos positivo.  Não estive, com muita pena minha, até ao final do segundo dia.  De uma forma geral, este ano, o congresso assentou em três ideias: produto, sazonalidade e desperdício.







Azeite Romeu


A Soc. Clemente Menéres Lda. é uma sociedade agrícola familiar fundada em 1902.
Estabelecida desde 1874, cultiva uns milhares de hectares dispersos por oito concelhos do distrito de Bragança e detém no Porto, na marginal do rio Douro, zona Património Mundial, o extinto Convento de Monchique e edifícios anexos onde tem sede e armazéns.
Pratica exclusivamente Agricultura Biológica certificada (olival e vinha).
É feito em lagar privativo com moinho de granito por processos mecânicos e a frio.

Está no TOP 10 e 15 dos melhores azeites do mundo, tanto no Guia italiano de azeites “L’Extravergine” 2005 e 2007, como na revista gourmet alemã “Der Feinschmecker”.

De cor amarelo/dourado com aroma intenso a azeitona. No palato redondo, denso e fluido. Com um leve doce amendoado no início, seguido de azeitona fresca e legumes, e um final longo e complexo com uma nota picante mas não amarga. 

Um azeite subtil com uma personalidade delicada, não demasiado potente mas de um grande equilíbrio e harmonia.