COMO CUIDAR DAS FACAS- JOÃO ISIDRO

E depois de comprada uma faca, como cuidar?
Tenha ela custado 1,10, 100, 1000 ou 10.000 EUR

Se se tratar de uma faca com elevado valor de aço carbono,esse cuidado tem de ser triplicado e neste caso deve-se hidratar a lâmina com uma qualquer gordura.  A mais famosa e histórica, desde os Samurais, segundo se diz, é o óleo de semente de Camélia. Esta limpeza deve feita sempre com a lâmina limpa. Se tiver uma faca com punho de madeira hidrate-o de vez em quando, também.
Nunca, mas nunca coloque a faca na máquina de lavar, porque a festa que ocorre lá dentro pode fazer com que as lâminas choquem,umas contra as outras, danificando-as. Para além disso, os químicos dos detergentes podem também danificar a lâmina, por serem extremamente abrasivos.  Ao lavar à mão nunca se deve usar a parte abrasiva do esfregão, risca a lâmina. Também se devem usar detergentes neutros.
Nunca use a faca contra vidro ou uma base de pedra porque o vidro e a pedra são mais duros que a lâmina, logo podem danificá-la, o…

Azeite Romeu


A Soc. Clemente Menéres Lda. é uma sociedade agrícola familiar fundada em 1902.
Estabelecida desde 1874, cultiva uns milhares de hectares dispersos por oito concelhos do distrito de Bragança e detém no Porto, na marginal do rio Douro, zona Património Mundial, o extinto Convento de Monchique e edifícios anexos onde tem sede e armazéns.
Pratica exclusivamente Agricultura Biológica certificada (olival e vinha).
É feito em lagar privativo com moinho de granito por processos mecânicos e a frio.

Está no TOP 10 e 15 dos melhores azeites do mundo, tanto no Guia italiano de azeites “L’Extravergine” 2005 e 2007, como na revista gourmet alemã “Der Feinschmecker”.

De cor amarelo/dourado com aroma intenso a azeitona. No palato redondo, denso e fluido. Com um leve doce amendoado no início, seguido de azeitona fresca e legumes, e um final longo e complexo com uma nota picante mas não amarga. 

Um azeite subtil com uma personalidade delicada, não demasiado potente mas de um grande equilíbrio e harmonia.