COMO CUIDAR DAS FACAS- JOÃO ISIDRO

E depois de comprada uma faca, como cuidar?
Tenha ela custado 1,10, 100, 1000 ou 10.000 EUR

Se se tratar de uma faca com elevado valor de aço carbono,esse cuidado tem de ser triplicado e neste caso deve-se hidratar a lâmina com uma qualquer gordura.  A mais famosa e histórica, desde os Samurais, segundo se diz, é o óleo de semente de Camélia. Esta limpeza deve feita sempre com a lâmina limpa. Se tiver uma faca com punho de madeira hidrate-o de vez em quando, também.
Nunca, mas nunca coloque a faca na máquina de lavar, porque a festa que ocorre lá dentro pode fazer com que as lâminas choquem,umas contra as outras, danificando-as. Para além disso, os químicos dos detergentes podem também danificar a lâmina, por serem extremamente abrasivos.  Ao lavar à mão nunca se deve usar a parte abrasiva do esfregão, risca a lâmina. Também se devem usar detergentes neutros.
Nunca use a faca contra vidro ou uma base de pedra porque o vidro e a pedra são mais duros que a lâmina, logo podem danificá-la, o…

Morreu chef Santi Santamaria

Santamaria estava em Singapura para visitar um restaurante dirigido pela sua filha, não sendo ainda conhecidas as causas da morte.

O cozinheiro abriu o restaurante em 1981 e em 1994 conseguiu a terceira estrela do Guia Michelin, convertendo-se assim no primeiro cozinheiro catalão a obter esta distinção.

O corpo do cozinheiro foi trasladado para o Hospital Geral em Singapura, onde permanecerá até que seja transportado para Espanha.

Santamaria morreu às 20:30 locais (12:30 em Lisboa) e foi um dos trabalhadores do restaurante da filha que comunicou o óbito às autoridades locais e à Embaixada de Espanha.

Apesar de ainda se aguardarem os resultados da autópsia, os primeiros indícios apontam a uma morte por causas naturais.

Xavier Pellicer, chefe de cozinha de Can Fabes e braço direito de Santamaria, explicou já que a informação inicial aponta para que tenha tido "um ataque cardíaco". A notícia da morte do cozinheiro causou grande consternação entre os colegas em Espanha. 

O chef Juan Mari Arzak disse não ter palavras para comentar a morte de Santamaria,um "amigo de toda a vida" Arzak considerou que a morte de Santamaria "se perde um dos grandes da gastronomia espanhola"

Também o chefe Ramon Freixa mostrou a sua dor pela morte de Santamaria que classificou como "um dos grandes", responsável por grandes avanços na gastronomia espanhola.

"Temos muito que lhe agradecer", afirmou. 

A chef Carme Ruscalled também se somou ás declarações de dor pela morte de Santamaria,que recordou como "um exemplo para toda a sua geração" principais promotores da cozinha espanhola"  dentro e fora do país.

Uma enorme perda para nós,Cozinheiros......



Lusa