Avançar para o conteúdo principal

Pão com fermentação natural

Pré fermento:
1000 gr de farinha
1000 gr de água
300 gr de fermento natural VER AQUI

Massa final:
3000 gr farinha
1200 gr água
80 gr de sal VER AQUI
200 gr de azeite
5 gr de mel
2300 gr de pré fermento acima referido

Processo:

Realizar o pré fermento com 1000 gr de farinha, 1000 gr de água e 300 gr de levain.
Deixar á temperatura ambiente 12 horas.

Passadas as 12 horas, juntar a água á farinha , deixar hidratar 15 minutos. Depois, adicionar os restantes elementos.  Bater 5 minutos á velocidade 1 e mais 7 min á velocidade 2.

Deixar levedar 60 minutos a 25 graus. Findos os 60 minutos dar 3 voltas á massa. De seguida dar 3 voltas a cada 30 minutos. Com as voltas para alem de se incorporar mais ar na massa conferimos ainda mais elasticidade à massa ,é por isso, um processo fundamental.

Regra geral costumo usar hidratação superior, contudo esta base é mais fácil para quem dá os primeiros passos.



Morreu chef Santi Santamaria

Santamaria estava em Singapura para visitar um restaurante dirigido pela sua filha, não sendo ainda conhecidas as causas da morte.

O cozinheiro abriu o restaurante em 1981 e em 1994 conseguiu a terceira estrela do Guia Michelin, convertendo-se assim no primeiro cozinheiro catalão a obter esta distinção.

O corpo do cozinheiro foi trasladado para o Hospital Geral em Singapura, onde permanecerá até que seja transportado para Espanha.

Santamaria morreu às 20:30 locais (12:30 em Lisboa) e foi um dos trabalhadores do restaurante da filha que comunicou o óbito às autoridades locais e à Embaixada de Espanha.

Apesar de ainda se aguardarem os resultados da autópsia, os primeiros indícios apontam a uma morte por causas naturais.

Xavier Pellicer, chefe de cozinha de Can Fabes e braço direito de Santamaria, explicou já que a informação inicial aponta para que tenha tido "um ataque cardíaco". A notícia da morte do cozinheiro causou grande consternação entre os colegas em Espanha. 

O chef Juan Mari Arzak disse não ter palavras para comentar a morte de Santamaria,um "amigo de toda a vida" Arzak considerou que a morte de Santamaria "se perde um dos grandes da gastronomia espanhola"

Também o chefe Ramon Freixa mostrou a sua dor pela morte de Santamaria que classificou como "um dos grandes", responsável por grandes avanços na gastronomia espanhola.

"Temos muito que lhe agradecer", afirmou. 

A chef Carme Ruscalled também se somou ás declarações de dor pela morte de Santamaria,que recordou como "um exemplo para toda a sua geração" principais promotores da cozinha espanhola"  dentro e fora do país.

Uma enorme perda para nós,Cozinheiros......



Lusa