CRIATIVIDADE (IN)CONSCIENTE

Publicado originalmente no ETASTE
Surge de forma consciente ou inconsciente. A parte consciente, a que controlamos, é gerida pelo lado mais racional, normalmente fechada sobre si. É o resultado do natural processo cognitivo. Esta pode ser afetada por fatores externos e até próprio estado de espírito. A parte inconsciente, a que não dominamos e nem sequer conhecemos verdadeiramente, é a responsável pelo nosso lado mais infantil e primitivo de toda a associação de ideias. Juntas são nada mais nada menos que sistemas organizados, quase automáticos na forma e no lugar. Servem-nos para agilizar o processo que se quer tão lento quanto possível.
Lentidão é a palavra-chave. A rapidez perturba quase sempre a tomada de decisões. Por isso não é bem-vinda, apenas na execução. A lentidão é por isso benéfica, pois resulta frequentemente, em vários processos difusos que se acumulam na desordem. A confusão ou mudança de perspetiva é obrigatória. A partir destas haverá, naturalmente, um início, e com is…

Ferran Adriá vem a Portugal


O grande chefe Ferran Adrià durante a conferencia de imprensa que decorreu durante o Fórum Gastronómico de Girona, anuncia que tem muito carinho pelo nosso país e pela nossa cozinha, e que um dos seus objectivos é visitar Portugal.

Dia 31 de Julho vai ser o ultimo dia que o El Bulli abre as portas, pelo menos durante três anos e durante esse período vai dedicar-se ao seu novo projecto: Fundação El Bulli.


Com a Fundação pretende visitar mais de 50 países e dar a conhecer aos cozinheiros locais tudo o que aprendeu e criou nos últimos 20 anos à frente do famoso restaurante.

Um dos destinos é Portugal!

Anunciou igualmente que em Outubro vai publicar um livro dedicado à família, onde explica as diferenças de cozinhar em casa das de um restaurante, faz igualmente propostas para menus com custos abaixo dos €3, sendo uma dupla proposta de receitas e economia familiar.

Mas agora resta-nos esperar pela visita daquele que foi considerado por vários o melhor chefe da actualidade.