Avançar para o conteúdo principal

Pão com fermentação natural

Pré fermento:
1000 gr de farinha
1000 gr de água
300 gr de fermento natural VER AQUI

Massa final:
3000 gr farinha
1200 gr água
80 gr de sal VER AQUI
200 gr de azeite
5 gr de mel
2300 gr de pré fermento acima referido

Processo:

Realizar o pré fermento com 1000 gr de farinha, 1000 gr de água e 300 gr de levain.
Deixar á temperatura ambiente 12 horas.

Passadas as 12 horas, juntar a água á farinha , deixar hidratar 15 minutos. Depois, adicionar os restantes elementos.  Bater 5 minutos á velocidade 1 e mais 7 min á velocidade 2.

Deixar levedar 60 minutos a 25 graus. Findos os 60 minutos dar 3 voltas á massa. De seguida dar 3 voltas a cada 30 minutos. Com as voltas para alem de se incorporar mais ar na massa conferimos ainda mais elasticidade à massa ,é por isso, um processo fundamental.

Regra geral costumo usar hidratação superior, contudo esta base é mais fácil para quem dá os primeiros passos.



CNC 2010


Nos próximos dias 16 e 17 de Novembro de 2010 o Porto vai ser palco da VI edição do Congresso Nacional dos Profissionais de Cozinha. Durante dois dias muitos dos Chefes que diariamente prestigiam a restauração de Portugal vão subir ao palco do Centro de Congressos do Hotel Porto Palácio.
Num momento em que cada vez mais é valorizada a utilização dos produtos nacionais, o mote para esta VI edição será “Os produtos da nossa Terra”, com o intuito de reforçar a identidade da cozinha Portuguesa através da valorização dos produtos regionais e busca de novas aplicações e técnicas sobre os mesmos.
Para além das demonstrações de cozinha, em que novas abordagens aos produtos Portugueses serão apresentadas, haverão também vários momentos de debate em que serão discutidas questões emergentes no sector como os novos desafios que se colocam actualmente aos chefes de cozinha, o papel do vinho na mesa e para onde caminha a cozinha profissional em Portugal.
Este evento é realizado pelas Edições do Gosto, em parceria com a Associação dos Cozinheiros Profissionais de Portugal, Turismo Porto e Norte e conta com o apoio da INTER magazine.
Consulte o programa completo e faça a sua inscrição em www.e-gosto.com/cnc.