COMO CUIDAR DAS FACAS- JOÃO ISIDRO

E depois de comprada uma faca, como cuidar?
Tenha ela custado 1,10, 100, 1000 ou 10.000 EUR

Se se tratar de uma faca com elevado valor de aço carbono,esse cuidado tem de ser triplicado e neste caso deve-se hidratar a lâmina com uma qualquer gordura.  A mais famosa e histórica, desde os Samurais, segundo se diz, é o óleo de semente de Camélia. Esta limpeza deve feita sempre com a lâmina limpa. Se tiver uma faca com punho de madeira hidrate-o de vez em quando, também.
Nunca, mas nunca coloque a faca na máquina de lavar, porque a festa que ocorre lá dentro pode fazer com que as lâminas choquem,umas contra as outras, danificando-as. Para além disso, os químicos dos detergentes podem também danificar a lâmina, por serem extremamente abrasivos.  Ao lavar à mão nunca se deve usar a parte abrasiva do esfregão, risca a lâmina. Também se devem usar detergentes neutros.
Nunca use a faca contra vidro ou uma base de pedra porque o vidro e a pedra são mais duros que a lâmina, logo podem danificá-la, o…

CNC 2010


Nos próximos dias 16 e 17 de Novembro de 2010 o Porto vai ser palco da VI edição do Congresso Nacional dos Profissionais de Cozinha. Durante dois dias muitos dos Chefes que diariamente prestigiam a restauração de Portugal vão subir ao palco do Centro de Congressos do Hotel Porto Palácio.
Num momento em que cada vez mais é valorizada a utilização dos produtos nacionais, o mote para esta VI edição será “Os produtos da nossa Terra”, com o intuito de reforçar a identidade da cozinha Portuguesa através da valorização dos produtos regionais e busca de novas aplicações e técnicas sobre os mesmos.
Para além das demonstrações de cozinha, em que novas abordagens aos produtos Portugueses serão apresentadas, haverão também vários momentos de debate em que serão discutidas questões emergentes no sector como os novos desafios que se colocam actualmente aos chefes de cozinha, o papel do vinho na mesa e para onde caminha a cozinha profissional em Portugal.
Este evento é realizado pelas Edições do Gosto, em parceria com a Associação dos Cozinheiros Profissionais de Portugal, Turismo Porto e Norte e conta com o apoio da INTER magazine.
Consulte o programa completo e faça a sua inscrição em www.e-gosto.com/cnc.