COMIDA ESCRITA

Coração Ó tu que tens o coração nas mãos! Ouve os sinos enferrujados! Anunciam de lá as missas das atrocidades e dos sermões mal contados.  Tiranias cantadas e uns vinhos cuspidos atrás do altar das promessas. De palmadinha em palmadinha, vão entrando para ouvir - de coração - os missionários poderosíssimos, pioneiros na frívola sensação pacata de nada fazer. Basta sonhar,diz o padre do altar! Basta acreditar, diz o leigo defronte à Santa injustiça!  Não rezo e não entro. Faço e procuro. Abro o dicionário e vejo que "altar" rima com "pastar". Faz-se luz no meu cérebro! Deito-me e adormeço.  É isto um snack. Para comer de boca fechada.



A Cebolinha
Genialidade quente e amorosa na simplicidade nua e fria. Quanta magia no tempo do sóbrio acto! Quanta sobriedade na irrealista verdade absoluta de querer tudo e nada possuir! Quanta realidade na vida para lá do que está morto e enterrado! Quanta verdade renasce agora sobre o que se enterrou! Não há magia, sobriedade, realidade nem verd…

Stonehenge de foie e açafrão

Vaso com ovas de truta
0,5dl Àgua
180 gr Açucar
10 gr Vinagre de maça
Ferver um 40 segundos. Untar uma bancada de mármore com manteiga verter o preparado deixar arrefecer e moldar a gosto e colocar dentro as ovas.

Creme de açafrão
Secar o açafrão em sautê. Colocar ao lume 4 dl de nata, sal, 2 gr de alho em pó, um pouco de azeite e por fim colocar o açafrão (0,009 gr) levar ao lume e deixar o açafrão libertar seus sucos e cor. Passar por ètamine.

Taco de foie com tamarindo
Fazer uma pasta com foie (pasta) colocando um pouco de sal fino e açúcar.Dispor a pasta em película e  colocar a polpa de tamarindo (fruto fresco, polpa semelhante á textura da marmelada) no centro da pasta de foi enrolar de modo a que o tamarindo fique no interior.


Molho de Porto 
Reduzir vinho do porto com um pouco de açúcar  juntar um pouco de caldo de carne, engrossar com uma goma hidrocolóide.

Carpaccio de vieira
Congelar uma vieira e cortar em fiambreira o mais fino possível dispor no prato temperar com um pouco de azeite e sal fino.

Ar de tomilho e limão
400 gr Leite
100 gr de água
50 gr de tomilho
50 gr de zeste de limão
Sal
Fazer uma infusão com o leite, agua e tomilho e as zestes de limão e sal
Fazer a espuma com 5 gr de lecitina de soja e levantar com a mix.
Trufa Preta
Laminar o mais fino possível.