Avançar para o conteúdo principal

Apertar o avental

Originalmente publicado no ETASTE Mais certos ou menos errados, mais apertados ou menos largos, são sempre nós, com muitos significados! Há centenas de anos que o avental marca uma revolução decisiva e duradoura como a teimosia higiénica de quem a impôs. Foi a inovação de ontem, é o habitual hoje, será a renovação do amanhã, simboliza o trabalho. O avental representa a estrutura complexa que esbarra na simplória vontade de bem parecer, cuja função, vai muito além da barreira às nódoas, do trabalho bruto e por vezes sujo. Um dos gestos mais simples e bonitos que ainda perdura na minha memória, aconteceu no primeiro dia da minha vida profissional e advém precisamente da observação do meu primeiro chefe, que à entrada da cozinha apertava o avental branco e impecavelmente limpo, contra o peito, de mãos lestas a abraçar o quadril. Aos meus olhos aquela rapidez gestual conquistada pela repetição exata ao longo dos 30 anos de carreira, parecia-me um movimento tão inato como a vida, tão repe…

Biscuit "Piña colada"


Biscuit de côcô e sua brandada de limão


Biscuit de côcô:
Nata
Gelatina
Leite de coco
Açucar
Chocolate 88%
Farinha de pistachios
Ferver a nata com o leite retirar d lume e juntar o açucar ,enformar , arrefecer assim que esteja frio com a ajuda de um pincel pincelar chocolate dos lados e polvilhar com a farinha de pistachios.

Brandada de limao:
Àgua engarrafada
Açucar
Nata 35% M.G
Limão desgomado
Fazer uma compota com uma calda de açucar e juntar o limao.....deixar ferver até ficar em ponto estrada , passar com a mix e incorporar as natas em castelo.
Esfera doce:
Ananás
Açucar
Agua
Malibu
Fazer caramelo e dar a forma de esfera sem esquecer em colocar dentro a brunesa de ananas macerada em malibu.