COMO CUIDAR DAS FACAS- JOÃO ISIDRO

E depois de comprada uma faca, como cuidar?
Tenha ela custado 1,10, 100, 1000 ou 10.000 EUR

Se se tratar de uma faca com elevado valor de aço carbono,esse cuidado tem de ser triplicado e neste caso deve-se hidratar a lâmina com uma qualquer gordura.  A mais famosa e histórica, desde os Samurais, segundo se diz, é o óleo de semente de Camélia. Esta limpeza deve feita sempre com a lâmina limpa. Se tiver uma faca com punho de madeira hidrate-o de vez em quando, também.
Nunca, mas nunca coloque a faca na máquina de lavar, porque a festa que ocorre lá dentro pode fazer com que as lâminas choquem,umas contra as outras, danificando-as. Para além disso, os químicos dos detergentes podem também danificar a lâmina, por serem extremamente abrasivos.  Ao lavar à mão nunca se deve usar a parte abrasiva do esfregão, risca a lâmina. Também se devem usar detergentes neutros.
Nunca use a faca contra vidro ou uma base de pedra porque o vidro e a pedra são mais duros que a lâmina, logo podem danificá-la, o…

Mexilhão crocante, creme de presunto e seu puré de tamarindo

Mexilhões:
Temperar apenas com sal, passar por farinha e fritar em óleo vegetal, até estes ficarem crocantes.
Para o creme de presunto:
 fazer uma infusão com natas 35% e com o presunto muito em picado, cerca de 100 gr de natas para 90 gr de presunto, deixar em infusão durante cerca de 30 min tapado de preferência,passar depois o aparelho ate ficar so com o creme sem o presunto.
Colocar presunto bem fino a desidratar durante 24 horas e reduzi-lo a pó, e com este pó juntar ao creme.
Para o puré de tamarindo:
Tirar apenas a parte cremosa do tamarindo (100 gr), separando os caroços e a casca, colocar ao lume com manteiga (10 gr) e com leite (20 gr) e sumo de limão (5 gr)
Deixar ficar em cremoso e deslaçado e passar pelo peneiro para não ficar com quaisquer impureza indesejada.

P:S:Devo-vos dizer que ficou muito agradavél este jogo de contrastres