Liofilização

Uma nova técnica,um novo conceito para quem não conhece apresento aqui um pouco do que se trata este processo...

O processo dos produtos liofilizados começa uma vez que se colhe a matéria prima e é imediatamente congelada, para depois passar ao processo de liofilização em câmeras de vácuo. Durante este processo e devido à influência de um leve aquecimento, a água existente nos produtos em forma de gelo, é convertida em vapor e eliminada das células. A forma, a cor, o tamanho e a consistência se conservam. A estrutura porosa das células resultantes no produto final permite re-absorver rapidamente a água.

OU SEJA enquanto no método mais comum o alimento é aquecido até que a água evapore, na liofilização o produto é submetido a baixas temperaturas e pressão, e a água passa diretamente do estado sólido para o gasoso.

O processo de liofilização conserva o máximo de sabor,  vitaminas,  minerais e aromas que contém os produtos originais. A liofilização proporciona um produto completamente natural que está livre de aditivos e conservantes.
As vantagens para utilizar ingredientes liofilizados são: longa vida útil, armazenamento à temperatura ambiente, facilidade de manejo durante a produção, re-hidratacao instantânea e uma excelente microbiologia.
Estes produtos estão disponíveis em flocos, grãos e pó.

Brocolos em pó

Frutas (Com o mesmo sabor,vitaminas etc.)

Comentários

  1. Não conhecia o processo de liofilização. Adorei os bróculos.

    ResponderEliminar
  2. O que eu tenho aprendido neste site...

    ResponderEliminar
  3. Apesar de já ter ouvido falar neste processo, não sabia como se processava. Aliás, nem sabia como se apresentava o produto final.

    Sempre útil para me dar umas luzes no meu trabalho.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

A sua opinião é importante

Mensagens populares deste blogue

Fábio Quiraz

O que significa gourmet?

Tipos de Sal