CRIATIVIDADE (IN)CONSCIENTE

Publicado originalmente no ETASTE
Surge de forma consciente ou inconsciente. A parte consciente, a que controlamos, é gerida pelo lado mais racional, normalmente fechada sobre si. É o resultado do natural processo cognitivo. Esta pode ser afetada por fatores externos e até próprio estado de espírito. A parte inconsciente, a que não dominamos e nem sequer conhecemos verdadeiramente, é a responsável pelo nosso lado mais infantil e primitivo de toda a associação de ideias. Juntas são nada mais nada menos que sistemas organizados, quase automáticos na forma e no lugar. Servem-nos para agilizar o processo que se quer tão lento quanto possível.
Lentidão é a palavra-chave. A rapidez perturba quase sempre a tomada de decisões. Por isso não é bem-vinda, apenas na execução. A lentidão é por isso benéfica, pois resulta frequentemente, em vários processos difusos que se acumulam na desordem. A confusão ou mudança de perspetiva é obrigatória. A partir destas haverá, naturalmente, um início, e com is…

Liofilização

Uma nova técnica,um novo conceito para quem não conhece apresento aqui um pouco do que se trata este processo...

O processo dos produtos liofilizados começa uma vez que se colhe a matéria prima e é imediatamente congelada, para depois passar ao processo de liofilização em câmeras de vácuo. Durante este processo e devido à influência de um leve aquecimento, a água existente nos produtos em forma de gelo, é convertida em vapor e eliminada das células. A forma, a cor, o tamanho e a consistência se conservam. A estrutura porosa das células resultantes no produto final permite re-absorver rapidamente a água.

OU SEJA enquanto no método mais comum o alimento é aquecido até que a água evapore, na liofilização o produto é submetido a baixas temperaturas e pressão, e a água passa diretamente do estado sólido para o gasoso.

O processo de liofilização conserva o máximo de sabor,  vitaminas,  minerais e aromas que contém os produtos originais. A liofilização proporciona um produto completamente natural que está livre de aditivos e conservantes.
As vantagens para utilizar ingredientes liofilizados são: longa vida útil, armazenamento à temperatura ambiente, facilidade de manejo durante a produção, re-hidratacao instantânea e uma excelente microbiologia.
Estes produtos estão disponíveis em flocos, grãos e pó.

Brocolos em pó

Frutas (Com o mesmo sabor,vitaminas etc.)