A CIÊNCIA DOS CALDOS BASE

Aprender o significado e os porquês de cada reacção constitui, por si só, uma valiosíssima ferramenta de trabalho.

O que são? Os caldos são a base de toda a cozinha, isto é, para quase todas as elaborações eles estão presentes, seja num prato de carne, peixe, arroz ou outro.

Liofilização

Uma nova técnica,um novo conceito para quem não conhece apresento aqui um pouco do que se trata este processo...

O processo dos produtos liofilizados começa uma vez que se colhe a matéria prima e é imediatamente congelada, para depois passar ao processo de liofilização em câmeras de vácuo. Durante este processo e devido à influência de um leve aquecimento, a água existente nos produtos em forma de gelo, é convertida em vapor e eliminada das células. A forma, a cor, o tamanho e a consistência se conservam. A estrutura porosa das células resultantes no produto final permite re-absorver rapidamente a água.

OU SEJA enquanto no método mais comum o alimento é aquecido até que a água evapore, na liofilização o produto é submetido a baixas temperaturas e pressão, e a água passa diretamente do estado sólido para o gasoso.

O processo de liofilização conserva o máximo de sabor,  vitaminas,  minerais e aromas que contém os produtos originais. A liofilização proporciona um produto completamente natural que está livre de aditivos e conservantes.
As vantagens para utilizar ingredientes liofilizados são: longa vida útil, armazenamento à temperatura ambiente, facilidade de manejo durante a produção, re-hidratacao instantânea e uma excelente microbiologia.
Estes produtos estão disponíveis em flocos, grãos e pó.

Brocolos em pó

Frutas (Com o mesmo sabor,vitaminas etc.)