CONGRESSO DOS COZINHEIROS - 2018

Aconteceu no lx factory, em Lisboa, nos dias 1 e 2 de outubro.



Trata-se do Congresso Nacional de Cozinheiros, o qual reúne alguns dos melhores profissionais do sector a nível nacional e internacional.


A sua missão, encetada em 2005, mantém-se intacta: reunir o sector.


Não vou discorrer sobre cada uma das apresentações, realçarei apenas alguns pontos positivos e um menos positivo.  Não estive, com muita pena minha, até ao final do segundo dia.  De uma forma geral, este ano, o congresso assentou em três ideias: produto, sazonalidade e desperdício.







Sardinha Fumada com ervas alimonadas e ar de eucalipto



Ingredientes
1 Sardinha
Sal
Erva Cidreira (Seco)
Limonete (Seco)
Umas Folhinhas de alecrim (muito Pouco)
 2 dl Nata
Rebentos de eucalipto 25 gr
150 gr Cebola
150 gr Cenoura
0,6 dl Vinagre de cidra
 10 gr Pinhoes torrados
Azeite
QB Sal
Lecite Qb
Preparação:
Temperar as sardinhas com sal. Incendiar as ervas numa panela tapar logo de seguida e colocar dentro as sardinhas numa grelha deixar até ficar sem fumo....e as sardinhas fumadas.
Depois aquecer o azeite e juntar a cebola em juliana,quando cozinhada juntar a cenoura, refrescar com vinagre..e ja na altura de servir juntar os pinhoes torrados.
Para o ar basta fazer uma infusao com a nata e os rebentos de eucalipto e depois juntar lecite e espumar.Decorar com amores-perfeitos.
P:S: Penso que o fumado liga perfeitamente com a acidez do escabeche e o eucalipto com peixe apesar de não ser muito usual.