COZINHEIROS UNIDOS EM ALFÂNDEGA DA FÉ

Evento: Primeiro encontro micológico de profissionais de hotelaria e restauração portugueses. Organização: Chefe Marco Gomes Quando: 3 de Dezembro de 2018 Local: Alfândega da Fé.
São nove da manhã. O sol nasceu há pouco e continua tímido. As portas do mercado municipal abrem-se para aquele que viria a ser um dia de partilha e aprendizagem.  Aos poucos começam a chegar alguns dos quarenta e cinco convidados.


Em cima da mesa está o mata-bicho: duas boxes de vinho branco e tinto, cogumelos silvestres em conserva, espargos e pães quentes, daqueles que se partem e repartem com a mão. O chefe Marco Gomes assinala o início dos trabalhos com uma explicação sobre o que iria acontecer. À entrada do mercado estacionam autocarros gentilmente cedidos pela Câmara Municipal. De cestas em punho e de bucho aviado seguimos para a serra, conhecida como Serra de Bornes, a poucos quilómetros do centro de Alfândega Da Fé. A temperatura está amena e a humidade acima dos 80%.

Já na boca da montanha os t…

Sardinha Fumada com ervas alimonadas e ar de eucalipto



Ingredientes
1 Sardinha
Sal
Erva Cidreira (Seco)
Limonete (Seco)
Umas Folhinhas de alecrim (muito Pouco)
 2 dl Nata
Rebentos de eucalipto 25 gr
150 gr Cebola
150 gr Cenoura
0,6 dl Vinagre de cidra
 10 gr Pinhoes torrados
Azeite
QB Sal
Lecite Qb
Preparação:
Temperar as sardinhas com sal. Incendiar as ervas numa panela tapar logo de seguida e colocar dentro as sardinhas numa grelha deixar até ficar sem fumo....e as sardinhas fumadas.
Depois aquecer o azeite e juntar a cebola em juliana,quando cozinhada juntar a cenoura, refrescar com vinagre..e ja na altura de servir juntar os pinhoes torrados.
Para o ar basta fazer uma infusao com a nata e os rebentos de eucalipto e depois juntar lecite e espumar.Decorar com amores-perfeitos.
P:S: Penso que o fumado liga perfeitamente com a acidez do escabeche e o eucalipto com peixe apesar de não ser muito usual.