Avançar para o conteúdo principal

Apertar o avental

Originalmente publicado no ETASTE Mais certos ou menos errados, mais apertados ou menos largos, são sempre nós, com muitos significados! Há centenas de anos que o avental marca uma revolução decisiva e duradoura como a teimosia higiénica de quem a impôs. Foi a inovação de ontem, é o habitual hoje, será a renovação do amanhã, simboliza o trabalho. O avental representa a estrutura complexa que esbarra na simplória vontade de bem parecer, cuja função, vai muito além da barreira às nódoas, do trabalho bruto e por vezes sujo. Um dos gestos mais simples e bonitos que ainda perdura na minha memória, aconteceu no primeiro dia da minha vida profissional e advém precisamente da observação do meu primeiro chefe, que à entrada da cozinha apertava o avental branco e impecavelmente limpo, contra o peito, de mãos lestas a abraçar o quadril. Aos meus olhos aquela rapidez gestual conquistada pela repetição exata ao longo dos 30 anos de carreira, parecia-me um movimento tão inato como a vida, tão repe…

Equipa olimpica esta no chile

CHEFE PORTUGUÊS CARLOS GONÇALVES REPRESENTA EUROPA DO SUL NO CHILE

Será entre os dias 24 e 28 de Janeiro de 2010, em Santiago do Chile, que o Chefe Carlos Gonçalves representa a Europa do Sul na final do WACS Global Chefs Challenge. A final do concurso, uma das maiores competições de culinária no mundo, junta sete Chefes, cada um representando uma de sete regiões mundiais. Carlos Gonçalves, membro das Equipas Olímpicas, estará a competir pelo título de Melhor Chefe do mundo. É treinado pelo Chefe Paulo Pinto, capitão da Equipa Olímpica Sénior.



PORTUGAL ESTARÁ NA COMPETIÇÃO PARA MELHOR JÚNIOR CHEFE
Jorge Fernandes, membro das Equipas Olímpicas, vai representar Portugal no concurso que elege o Melhor Júnior Chefe do Mundo. Todos os 52 países filiados da WACS (World Association of Chefs Societies) podem participar.
O jovem cozinheiro participou já em competições nacionais e internacionais. Ficou em terceiro lugar, com uma medalha de prata, na edição anterior do concurso, realizada no Dubai em 2008. É treinado pelo Chefe António Bóia, capitão da Equipa Olímpica Júnior.