CRIATIVIDADE (IN)CONSCIENTE

Publicado originalmente no ETASTE
Surge de forma consciente ou inconsciente. A parte consciente, a que controlamos, é gerida pelo lado mais racional, normalmente fechada sobre si. É o resultado do natural processo cognitivo. Esta pode ser afetada por fatores externos e até próprio estado de espírito. A parte inconsciente, a que não dominamos e nem sequer conhecemos verdadeiramente, é a responsável pelo nosso lado mais infantil e primitivo de toda a associação de ideias. Juntas são nada mais nada menos que sistemas organizados, quase automáticos na forma e no lugar. Servem-nos para agilizar o processo que se quer tão lento quanto possível.
Lentidão é a palavra-chave. A rapidez perturba quase sempre a tomada de decisões. Por isso não é bem-vinda, apenas na execução. A lentidão é por isso benéfica, pois resulta frequentemente, em vários processos difusos que se acumulam na desordem. A confusão ou mudança de perspetiva é obrigatória. A partir destas haverá, naturalmente, um início, e com is…

Equipa olimpica esta no chile

CHEFE PORTUGUÊS CARLOS GONÇALVES REPRESENTA EUROPA DO SUL NO CHILE

Será entre os dias 24 e 28 de Janeiro de 2010, em Santiago do Chile, que o Chefe Carlos Gonçalves representa a Europa do Sul na final do WACS Global Chefs Challenge. A final do concurso, uma das maiores competições de culinária no mundo, junta sete Chefes, cada um representando uma de sete regiões mundiais. Carlos Gonçalves, membro das Equipas Olímpicas, estará a competir pelo título de Melhor Chefe do mundo. É treinado pelo Chefe Paulo Pinto, capitão da Equipa Olímpica Sénior.



PORTUGAL ESTARÁ NA COMPETIÇÃO PARA MELHOR JÚNIOR CHEFE
Jorge Fernandes, membro das Equipas Olímpicas, vai representar Portugal no concurso que elege o Melhor Júnior Chefe do Mundo. Todos os 52 países filiados da WACS (World Association of Chefs Societies) podem participar.
O jovem cozinheiro participou já em competições nacionais e internacionais. Ficou em terceiro lugar, com uma medalha de prata, na edição anterior do concurso, realizada no Dubai em 2008. É treinado pelo Chefe António Bóia, capitão da Equipa Olímpica Júnior.