COMO CUIDAR DAS FACAS- JOÃO ISIDRO

E depois de comprada uma faca, como cuidar?
Tenha ela custado 1,10, 100, 1000 ou 10.000 EUR

Se se tratar de uma faca com elevado valor de aço carbono,esse cuidado tem de ser triplicado e neste caso deve-se hidratar a lâmina com uma qualquer gordura.  A mais famosa e histórica, desde os Samurais, segundo se diz, é o óleo de semente de Camélia. Esta limpeza deve feita sempre com a lâmina limpa. Se tiver uma faca com punho de madeira hidrate-o de vez em quando, também.
Nunca, mas nunca coloque a faca na máquina de lavar, porque a festa que ocorre lá dentro pode fazer com que as lâminas choquem,umas contra as outras, danificando-as. Para além disso, os químicos dos detergentes podem também danificar a lâmina, por serem extremamente abrasivos.  Ao lavar à mão nunca se deve usar a parte abrasiva do esfregão, risca a lâmina. Também se devem usar detergentes neutros.
Nunca use a faca contra vidro ou uma base de pedra porque o vidro e a pedra são mais duros que a lâmina, logo podem danificá-la, o…

Vencedor revolta do bacalhau 2009

O jovem cozinheiro do restaurante A Ver Tavira acaba de ganhar a 5ª edição do concurso Revolta do Bacalhau.

A Reviravolta de Trigo sobre Revolta de Bacalhau foi eleito o prato mais revolucionário deste concurso, promovido pelo Recheio e Norge. O vencedor, João Viegas, do restaurante A Ver Tavira, ganhou uma acção de formação na Noruega, com o Chefe Geir Skeie, um dos mais prestigiados cozinheiros noruegueses.
Em segundo lugar ficou Hasna Bouhlani, actualmente a trabalhar no Pestana Palace Hotel; o terceiro prémio foi para João Pereira, do restaurante Mesa,Porto.

Fonte:SABORES.SAPO.PT