CONGRESSO DOS COZINHEIROS - 2018

Aconteceu no lx factory, em Lisboa, nos dias 1 e 2 de outubro.



Trata-se do Congresso Nacional de Cozinheiros, o qual reúne alguns dos melhores profissionais do sector a nível nacional e internacional.


A sua missão, encetada em 2005, mantém-se intacta: reunir o sector.


Não vou discorrer sobre cada uma das apresentações, realçarei apenas alguns pontos positivos e um menos positivo.  Não estive, com muita pena minha, até ao final do segundo dia.  De uma forma geral, este ano, o congresso assentou em três ideias: produto, sazonalidade e desperdício.







Seminario el bulli 2009 chocovic

Mais novidades acerca do seminário:

Desculpem a qualidade de algumas das fotos dos pratos pois estava sentado e só podia tirar ao LCD que  transmitia a imagem de uma câmara de filmar que estava a filmar Ferran. Resumindo,  foi uma óptima experiência. Hoje aconteceu algo esquisito pois, a seguir ao almoço, tinhamos os diplomas em cima das cadeiras, apenas o meu não estava assinado por Ferran Adria. Foi então que, no fim da tarde, lhe fui pedir para assinar o diploma, e ele perguntou-me de onde era, e eu disse, Porto!, e ele disse " Mui bueno"... Não sabia onde me havia de meter.... :) Ontem a noite tive um jantar organizado por um chefe muito conhecido espanhol, estava tudo delicioso... também vi hoje, pela primeira vez, trufa branca laminada por Ferran, tem um cheiro parecido com brocolos. Enfim, hoje estou em Barcelona para apanhar o avião para voltar a Portugal :( (o que é bom passa depressa). Aqui ficam as fotos, depois digam-me de que pratos gostaram mais que eu publico as receitas no livro com os segredos escondidos de cada uma...

Rosa feita de petalas de rosa com folha de ouro
Trufa branca em laminas.
Pistachio´s
Prato de lebre

A preparar-se para laminar trufa branca para nós cheirarmos.
Bonbons exclusivos do elbulli

2ª fotografia porque a debaixo ficou desfocada