Avançar para o conteúdo principal

Apertar o avental

Originalmente publicado no ETASTE Mais certos ou menos errados, mais apertados ou menos largos, são sempre nós, com muitos significados! Há centenas de anos que o avental marca uma revolução decisiva e duradoura como a teimosia higiénica de quem a impôs. Foi a inovação de ontem, é o habitual hoje, será a renovação do amanhã, simboliza o trabalho. O avental representa a estrutura complexa que esbarra na simplória vontade de bem parecer, cuja função, vai muito além da barreira às nódoas, do trabalho bruto e por vezes sujo. Um dos gestos mais simples e bonitos que ainda perdura na minha memória, aconteceu no primeiro dia da minha vida profissional e advém precisamente da observação do meu primeiro chefe, que à entrada da cozinha apertava o avental branco e impecavelmente limpo, contra o peito, de mãos lestas a abraçar o quadril. Aos meus olhos aquela rapidez gestual conquistada pela repetição exata ao longo dos 30 anos de carreira, parecia-me um movimento tão inato como a vida, tão repe…

Sechuan buttons

EXPERIENCIA DE FICAR COM CABELOS EM PÉ!!!

O sabor desta flor na boca é semelhante a um choque eléctrico. A sensação na boca começa com um borbulhar, semelhante ao do champagne no topo da língua. De seguida espalha-se pela boca, dando uma sensação de dormência até às bochechas, com uma salivação extra à mistura. Em resumo, ou se gosta ou se odeia, mas é uma sensação que não se esquece.

Estes botões de flor, são originários de África e da América do Sul, quando os dois continentes tinham ligação. Actualmente também encontrados na região de Sechuan na China, de onde vem o nome - Sechuan Buttons. Sugestões de utilização: num cocktail, sorbets e sobremesas...