Avançar para o conteúdo principal

Apertar o avental

Originalmente publicado no ETASTE Mais certos ou menos errados, mais apertados ou menos largos, são sempre nós, com muitos significados! Há centenas de anos que o avental marca uma revolução decisiva e duradoura como a teimosia higiénica de quem a impôs. Foi a inovação de ontem, é o habitual hoje, será a renovação do amanhã, simboliza o trabalho. O avental representa a estrutura complexa que esbarra na simplória vontade de bem parecer, cuja função, vai muito além da barreira às nódoas, do trabalho bruto e por vezes sujo. Um dos gestos mais simples e bonitos que ainda perdura na minha memória, aconteceu no primeiro dia da minha vida profissional e advém precisamente da observação do meu primeiro chefe, que à entrada da cozinha apertava o avental branco e impecavelmente limpo, contra o peito, de mãos lestas a abraçar o quadril. Aos meus olhos aquela rapidez gestual conquistada pela repetição exata ao longo dos 30 anos de carreira, parecia-me um movimento tão inato como a vida, tão repe…

Azeite de eucalipto

Se já estiver farto de ser sempre o mesmo azeite, o mesmo bacalhau, as mesmas batatas...porque não experimentar algo diferente como por exemplo... Azeite de eucalipto...
Uma óptima sugestão para confeccionar o seu bacalhau este Natal...
Ingredientes:
Azeite 0,4% 2 dl
Folhas novas de eucalipto 50 gr
Sumo de limão 3 gotas

Confecção:
Colocar o azeite ao lume forte 1 minuto, retirar e juntar as folhas de eucalipto traçadas com a mão, deixar macerar durante 4 horas, escorrer e juntar o limão ( Para actuar como antioxidante natural para o azeite aguentar muito mais tempo guardado)

Nota: Fica ligeiramente mais claro devido aos sucos das folhas de eucalipto.