Revolta do bacalhau

Bacalhau e seus frescos aromas topicais
Uma vez que ja terminou as inscrições aqui teêm mais uma receita que enviei este ano na esperança de ser seleccionado sei que é dificil,mas não há nada como tentar.
Ingredientes:Azeite 3dl
Óleo 2dl
Alho 2gr
Bacalhau 400gr
Agua 2l
Leite 4 dl
Côcô Ralado 150gr
Sal Qb
Massa brick 2 Folhas
Leite de côco 8 dl
Claras de ovo 4 uni
Gengibre ralado 3 gr
Sumo de Limão 1 uni
Batata azul 450gr
Manteiga 30gr
Natas 2 dl
Camarão 40/60 180gr
Cebola 20gr
Caril em pó 35 gr
Raspa de Laranja 3 gr
Licor de anis 0,3 dl
Caviar de salmao 4gr
Amores perfeitos 4 flores
Confecção:

Sandwich de Bacalhau:
Brandade: Cozer o bacalhau em água, uma leve cozedura apenas e desfiar e separar a pele, depois aquecer um pouco de azeite com um dente de alho bem picado, depois juntar as lascas do bacalhau e mexer muito bem até se desfazer depois ir então ligando com o leite e um pouco de caldo de cozedura do bacalhau até formar uma pasta homogénea, por fim juntar o coco ralado e rectificar temperos.

Espuma quente de coco:
Ferver o leite de coco com gengibre ralado, 4 gotas de limão. Deixar em infusão 15 min ou até diminuir a temperatura até 60º , Passar o liquido pela ètamine e juntar as claras deslaçadas, colocar depois num sifão com duas cargas de N2O, em banho Maria nunca exceder os 62º.

Puré de batata azul.
Cozer a batata em água depois de cozida passar pelo passe-vite.Juntar aos poucos,o leite e as natas, ligar com um poço de manteiga até ficar com a consistência desejada, temperar com sal.

Caril de camarão:
Entalar o camarão e descascar deixando apenas a ponta do rabo e flamejar com licor de anis. Fazer um leve puxado com cebola e azeite. Juntar as natas, deixar ferver, juntar um pouco de leite de coco e caril em pó, juntar o camarão deixar repousar uns minutos. No final temperar com sal e antes de empratar, juntar a raspa de laranja. Passar o molho por um coador.

Empratamento:Fazer um risco com o puré de batata azul. Colocar 4 camarões sobrepostos. Colocar sobre estes a sandwich de bacalhau terminada (3 rectângulos de massa brick recheados com brandade). Colocar o molho de caril na pipeta. Colocar um pouco de espuma junto da sandwich. Colocar a pipeta na vertical, na espuma. Colocar um pouco de caviar de salmão de forma decorativa e pétalas de amor-perfeito.

BY:Tiago Lopes

Comentários

  1. Olá Tiago, através de blogs amigos cheguei ao seu! Um sucesso, tudo que gostamos de saber sobre a arte gastronômica.Me tornei sua seguidora, portanto, voltarei muitas vezes
    Quando puder faça-me uma visita:
    www.eternosprazeres.blogspot.com
    Abraço, e até mais!

    ResponderEliminar
  2. Wapo un plato espectacular , me encanta ver como quedan emplatados ,es todo un arte.
    A mi seguro me encantaria pero en casa no me lo comerian .
    Enhorabuena por esas 1000 visitas ,que sin duda seran mas este mes.
    Bicos mil y feli finde.

    ResponderEliminar
  3. Que lindesa thiago, sanduiche com brandade deve ser uma coisa, agora a pipeta deixou um ar mega alucinógeno no prato!!! Beijos

    ResponderEliminar
  4. Olá, Tiago,
    Vim retribuir a visita e descobri que há muito o que ler e aprender aqui, hem? Voltarei outras vezes, para esmiuçar essas páginas.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Vim aqui visitar a tua revolta...ou a do bacalhau! lol
    Ta fixe! Eu capelo meu bules " NA Ordem Com...." nao tenho essas tecnologias e pozinhos! Temos pena! Consegue-se fazer coisas lindas com as materias primas certas! Tento fazer o melhor possivel com o pouco que tenho!
    Abç
    L"TC"B

    ResponderEliminar
  6. grande revolta!!! Tiago adoro vir ca!!! beijokas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

A sua opinião é importante

Mensagens populares deste blogue

O que significa gourmet?

Fábio Quiraz

Tipos de Sal