Avançar para o conteúdo principal

Pão com fermentação natural

Pré fermento:
1000 gr de farinha
1000 gr de água
300 gr de fermento natural VER AQUI

Massa final:
3000 gr farinha
1200 gr água
80 gr de sal VER AQUI
200 gr de azeite
5 gr de mel
2300 gr de pré fermento acima referido

Processo:

Realizar o pré fermento com 1000 gr de farinha, 1000 gr de água e 300 gr de levain.
Deixar á temperatura ambiente 12 horas.

Passadas as 12 horas, juntar a água á farinha , deixar hidratar 15 minutos. Depois, adicionar os restantes elementos.  Bater 5 minutos á velocidade 1 e mais 7 min á velocidade 2.

Deixar levedar 60 minutos a 25 graus. Findos os 60 minutos dar 3 voltas á massa. De seguida dar 3 voltas a cada 30 minutos. Com as voltas para alem de se incorporar mais ar na massa conferimos ainda mais elasticidade à massa ,é por isso, um processo fundamental.

Regra geral costumo usar hidratação superior, contudo esta base é mais fácil para quem dá os primeiros passos.



Chefe cozinheiro do ano

2009
O português Igor Martinho venceu na noite de quinta-feira o Concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2009, destinado a profissionais de cozinha residentes em Portugal há cinco anos.

O Chefe de Cozinha do restaurante Quinta dos Frades, em Lisboa, venceu o primeiro prémio com um estaladiço de requeijão com mel, manjericão e pinhões para a entrada, robalo crocante com compota de pêra e tomate, como prato de peixe, perdiz em duas maneiras com puré de castanhas, como prato de carne e pudim do Abade de Priscos com crocante de amêndoa como sobremesa.
O vencedor da 20.ª edição do Concurso Chefe Cozinheiro do Ano, recebeu, entre outros prémios, um estágio de um mês num dos mais prestigiados restaurantes do mundo - o Noma, em Copenhaga. O segundo foi António amorim do altis de belem e o terceiro foi Patrick Lefeuvre do Ritz