Avançar para o conteúdo principal

Márcio Baltazar

Quem é Márcio Baltazar?
Inicia o seu percurso aos 16 anos de idade numa Marisqueira “Frutos do Mar” mas com o objectivo de se formar em pastelaria, segue para o centro de formação profissional do sector alimentar da Pontinha, faz uma formação em pastelaria/padaria e volta a Terra natal para ganhar experiência de trabalho. É convidado a integrar a equipa da Confeitaria nacional em Lisboa, aceita o desafio e fica lá um ano. Viaja para Moçambique para a primeira experiência profissional fora de Portugal, mais tarde volta a Lisboa e integra a extinta pastelaria “Quente e Bom”, do chefe António Baia, é-lhe dada a oportunidade de mudar-se para o “Pestana Palace” em Lisboa com a chefia do Chefe Aimé Barroyer e Joaquim de Sousa  ,assume a função de pasteleiro de 2ª.  
Seis meses depois decide voltar a emigrar e vai para Barcelona em estágio é convidado a ficar em “Sauleda pastissiers”, como responsável de produção da pastelaria fria e da chocolateria.Surge a possibilidade de fazer estágio com Y…

Bolo de foie gras

Bolo "esponja" de foie gras com redução de vinho tinto pó de maça e ar de chocolate branco.

Bolo:
Juntar 2 claras e 1 gema 15 gr de açucar em pó, 20 gr de farinha, 70 gr de pasta de foie,passada pelo peneiro, ligar tudo muito bem, colocar num sifão com a ajuda de um funil colocar 3 cargas de N2O e agitar. Pressione para sair um pouco da espuma para um copo plastico até meio da altura do mesmo e coloque no microondas 40 segundos. Retirar e arrefecer. ( o mais incrível é que depois de ir ao microondas nao seria estranho se passado uma hora ficasse duro, mas com o ar do sifão isso não acontece passado 2 horas ele ainda está tão fofo como se tivesse sido acabado de fazer)

Redução de vinho tinto:
Colocar 0,5 lt de vinho com 25 gr de mel e deixar reduzir até ter 200 ml.

Pó de maça:
Ralar a maça desidratar no forno a 80º e depois moer tudo com a ajuda da bimby.

Espuma leve de Chocolate branco (manteiga de cacau):
Derreter 50 gr de chocolate branco e juntar a 100 gr de agua tépida e juntar um pouco de açucar em pó e um pouco de baunilha.




BY:Tiago Lopes