EUSKALDUNA ENGANA

O Euskalduna é um restaurante discreto que funciona à porta fechada. Actualmente atravessa um bom momento (espero que seja  por muitos anos ) , fui perceber o porquê e fui enganado.

Passa uma imagem ao exterior como bom restaurante e afinal...  é um excelente restaurante.
Quem comanda o dia a dia nos fogões é o Vasco Coelho Santos, chefe e proprietário, entrevistado por mim há 3 anos atrás VER.
O menu não é fixo.
Um dos factores que mais me entusiasmou foi o facto de poder estar a assistir a todo o serviço.
Uma experiência no verdadeiro sentido.
Não venho aqui fazer qualquer tipo de julgamento público,muito menos apreciações técnicas aprofundadas-essa parte deixo para os ditos foodies, "especialistas " de todos os assuntos possíveis e imaginários.




Lapso meu: Não fotografei o folar transmontano, nem os petits-fours. O folar era um caracol folhado, cheio de sabor,  em dose reduzida mas suficiente. Nos petits-fours o que me chamou mais à atenção foi a goma de alho, um dente de…

Tavares

O restaurante Tavares conseguiu finalmente obter uma estrela Michelin, galardão por muitos cobiçado mas por poucos alcançado, mesmo considerando que por cá o guia não tem a mesma força que em outros países. Uma parte grande da responsabilidade desta primeira estrela irá certamente para o chefe José Avillez. O mesmo acontece com o restaurante The Ocean, localizado no Vila Vita Park, em Armação de Pêra (na foto). Aqui oficia outro jovem chefe, Hans Neuner. O seu ‘chefe’ e também de nacionalidade austríaca, Kurt Gillig, está igualmente de parabéns. Kurt é um gastrónomo e enófilo consumado e usa as suas competências na gestão de food & beverage do complexo Vila Vita. Este é curiosamente, mais um restaurante do Algarve a receber uma estrela (metade dos restaurante com 1 ou 2 estrelas está nesta região!).

Segundo o Guia, Portugal passa agora a ter onze restaurantes com uma estrela Michelin e um único com duas estrelas (o Vila Joya). Continua a não haver um restaurante em solo lusitano com a classificação máxima, três estrelas.
A lista de restaurantes estrelados na edição 2010 do Guia Michelin Portugal está assim ordenada:

Com duas estrelas
Vila Joya (Albufeira, Algarve)

Com uma estrela
Amadeus (Almancil, Algarve)
Arcadas da Capela (Quinta das Lágrimas, Coimbra)
Casa da Calçada (Amarante)
Eleven (Lisboa)
Fortaleza do Guincho (Cascais)
Henrique Leis (Almancil, Algarve)
Il Gallo d'Oro (Funchal, Madeira)
São Gabriel (Almancil, Algarve)
Tavares (Lisboa)
The Ocean (Vila Vita, Armação de Pêra)
Willie's (Quarteira, Algarve)


Tavares(José avillez)
The ocean (Vila Vita park)