COMIDA ESCRITA

Coração Ó tu que tens o coração nas mãos! Ouve os sinos enferrujados! Anunciam de lá as missas das atrocidades e dos sermões mal contados.  Tiranias cantadas e uns vinhos cuspidos atrás do altar das promessas. De palmadinha em palmadinha, vão entrando para ouvir - de coração - os missionários poderosíssimos, pioneiros na frívola sensação pacata de nada fazer. Basta sonhar,diz o padre do altar! Basta acreditar, diz o leigo defronte à Santa injustiça!  Não rezo e não entro. Faço e procuro. Abro o dicionário e vejo que "altar" rima com "pastar". Faz-se luz no meu cérebro! Deito-me e adormeço.  É isto um snack. Para comer de boca fechada.



A Cebolinha
Genialidade quente e amorosa na simplicidade nua e fria. Quanta magia no tempo do sóbrio acto! Quanta sobriedade na irrealista verdade absoluta de querer tudo e nada possuir! Quanta realidade na vida para lá do que está morto e enterrado! Quanta verdade renasce agora sobre o que se enterrou! Não há magia, sobriedade, realidade nem verd…

Tavares

O restaurante Tavares conseguiu finalmente obter uma estrela Michelin, galardão por muitos cobiçado mas por poucos alcançado, mesmo considerando que por cá o guia não tem a mesma força que em outros países. Uma parte grande da responsabilidade desta primeira estrela irá certamente para o chefe José Avillez. O mesmo acontece com o restaurante The Ocean, localizado no Vila Vita Park, em Armação de Pêra (na foto). Aqui oficia outro jovem chefe, Hans Neuner. O seu ‘chefe’ e também de nacionalidade austríaca, Kurt Gillig, está igualmente de parabéns. Kurt é um gastrónomo e enófilo consumado e usa as suas competências na gestão de food & beverage do complexo Vila Vita. Este é curiosamente, mais um restaurante do Algarve a receber uma estrela (metade dos restaurante com 1 ou 2 estrelas está nesta região!).

Segundo o Guia, Portugal passa agora a ter onze restaurantes com uma estrela Michelin e um único com duas estrelas (o Vila Joya). Continua a não haver um restaurante em solo lusitano com a classificação máxima, três estrelas.
A lista de restaurantes estrelados na edição 2010 do Guia Michelin Portugal está assim ordenada:

Com duas estrelas
Vila Joya (Albufeira, Algarve)

Com uma estrela
Amadeus (Almancil, Algarve)
Arcadas da Capela (Quinta das Lágrimas, Coimbra)
Casa da Calçada (Amarante)
Eleven (Lisboa)
Fortaleza do Guincho (Cascais)
Henrique Leis (Almancil, Algarve)
Il Gallo d'Oro (Funchal, Madeira)
São Gabriel (Almancil, Algarve)
Tavares (Lisboa)
The Ocean (Vila Vita, Armação de Pêra)
Willie's (Quarteira, Algarve)


Tavares(José avillez)
The ocean (Vila Vita park)