COMO CUIDAR DAS FACAS- JOÃO ISIDRO

E depois de comprada uma faca, como cuidar?
Tenha ela custado 1,10, 100, 1000 ou 10.000 EUR

Se se tratar de uma faca com elevado valor de aço carbono,esse cuidado tem de ser triplicado e neste caso deve-se hidratar a lâmina com uma qualquer gordura.  A mais famosa e histórica, desde os Samurais, segundo se diz, é o óleo de semente de Camélia. Esta limpeza deve feita sempre com a lâmina limpa. Se tiver uma faca com punho de madeira hidrate-o de vez em quando, também.
Nunca, mas nunca coloque a faca na máquina de lavar, porque a festa que ocorre lá dentro pode fazer com que as lâminas choquem,umas contra as outras, danificando-as. Para além disso, os químicos dos detergentes podem também danificar a lâmina, por serem extremamente abrasivos.  Ao lavar à mão nunca se deve usar a parte abrasiva do esfregão, risca a lâmina. Também se devem usar detergentes neutros.
Nunca use a faca contra vidro ou uma base de pedra porque o vidro e a pedra são mais duros que a lâmina, logo podem danificá-la, o…

Tavares

O restaurante Tavares conseguiu finalmente obter uma estrela Michelin, galardão por muitos cobiçado mas por poucos alcançado, mesmo considerando que por cá o guia não tem a mesma força que em outros países. Uma parte grande da responsabilidade desta primeira estrela irá certamente para o chefe José Avillez. O mesmo acontece com o restaurante The Ocean, localizado no Vila Vita Park, em Armação de Pêra (na foto). Aqui oficia outro jovem chefe, Hans Neuner. O seu ‘chefe’ e também de nacionalidade austríaca, Kurt Gillig, está igualmente de parabéns. Kurt é um gastrónomo e enófilo consumado e usa as suas competências na gestão de food & beverage do complexo Vila Vita. Este é curiosamente, mais um restaurante do Algarve a receber uma estrela (metade dos restaurante com 1 ou 2 estrelas está nesta região!).

Segundo o Guia, Portugal passa agora a ter onze restaurantes com uma estrela Michelin e um único com duas estrelas (o Vila Joya). Continua a não haver um restaurante em solo lusitano com a classificação máxima, três estrelas.
A lista de restaurantes estrelados na edição 2010 do Guia Michelin Portugal está assim ordenada:

Com duas estrelas
Vila Joya (Albufeira, Algarve)

Com uma estrela
Amadeus (Almancil, Algarve)
Arcadas da Capela (Quinta das Lágrimas, Coimbra)
Casa da Calçada (Amarante)
Eleven (Lisboa)
Fortaleza do Guincho (Cascais)
Henrique Leis (Almancil, Algarve)
Il Gallo d'Oro (Funchal, Madeira)
São Gabriel (Almancil, Algarve)
Tavares (Lisboa)
The Ocean (Vila Vita, Armação de Pêra)
Willie's (Quarteira, Algarve)


Tavares(José avillez)
The ocean (Vila Vita park)