COZINHEIROS UNIDOS EM ALFÂNDEGA DA FÉ

Evento: Primeiro encontro micológico de profissionais de hotelaria e restauração portugueses. Organização: Chefe Marco Gomes Quando: 3 de Dezembro de 2018 Local: Alfândega da Fé.
São nove da manhã. O sol nasceu há pouco e continua tímido. As portas do mercado municipal abrem-se para aquele que viria a ser um dia de partilha e aprendizagem.  Aos poucos começam a chegar alguns dos quarenta e cinco convidados.


Em cima da mesa está o mata-bicho: duas boxes de vinho branco e tinto, cogumelos silvestres em conserva, espargos e pães quentes, daqueles que se partem e repartem com a mão. O chefe Marco Gomes assinala o início dos trabalhos com uma explicação sobre o que iria acontecer. À entrada do mercado estacionam autocarros gentilmente cedidos pela Câmara Municipal. De cestas em punho e de bucho aviado seguimos para a serra, conhecida como Serra de Bornes, a poucos quilómetros do centro de Alfândega Da Fé. A temperatura está amena e a humidade acima dos 80%.

Já na boca da montanha os t…

Tavares

O restaurante Tavares conseguiu finalmente obter uma estrela Michelin, galardão por muitos cobiçado mas por poucos alcançado, mesmo considerando que por cá o guia não tem a mesma força que em outros países. Uma parte grande da responsabilidade desta primeira estrela irá certamente para o chefe José Avillez. O mesmo acontece com o restaurante The Ocean, localizado no Vila Vita Park, em Armação de Pêra (na foto). Aqui oficia outro jovem chefe, Hans Neuner. O seu ‘chefe’ e também de nacionalidade austríaca, Kurt Gillig, está igualmente de parabéns. Kurt é um gastrónomo e enófilo consumado e usa as suas competências na gestão de food & beverage do complexo Vila Vita. Este é curiosamente, mais um restaurante do Algarve a receber uma estrela (metade dos restaurante com 1 ou 2 estrelas está nesta região!).

Segundo o Guia, Portugal passa agora a ter onze restaurantes com uma estrela Michelin e um único com duas estrelas (o Vila Joya). Continua a não haver um restaurante em solo lusitano com a classificação máxima, três estrelas.
A lista de restaurantes estrelados na edição 2010 do Guia Michelin Portugal está assim ordenada:

Com duas estrelas
Vila Joya (Albufeira, Algarve)

Com uma estrela
Amadeus (Almancil, Algarve)
Arcadas da Capela (Quinta das Lágrimas, Coimbra)
Casa da Calçada (Amarante)
Eleven (Lisboa)
Fortaleza do Guincho (Cascais)
Henrique Leis (Almancil, Algarve)
Il Gallo d'Oro (Funchal, Madeira)
São Gabriel (Almancil, Algarve)
Tavares (Lisboa)
The Ocean (Vila Vita, Armação de Pêra)
Willie's (Quarteira, Algarve)


Tavares(José avillez)
The ocean (Vila Vita park)