COZINHEIROS UNIDOS EM ALFÂNDEGA DA FÉ

Evento: Primeiro encontro micológico de profissionais de hotelaria e restauração portugueses. Organização: Chefe Marco Gomes Quando: 3 de Dezembro de 2018 Local: Alfândega da Fé.
São nove da manhã. O sol nasceu há pouco e continua tímido. As portas do mercado municipal abrem-se para aquele que viria a ser um dia de partilha e aprendizagem.  Aos poucos começam a chegar alguns dos quarenta e cinco convidados.


Em cima da mesa está o mata-bicho: duas boxes de vinho branco e tinto, cogumelos silvestres em conserva, espargos e pães quentes, daqueles que se partem e repartem com a mão. O chefe Marco Gomes assinala o início dos trabalhos com uma explicação sobre o que iria acontecer. À entrada do mercado estacionam autocarros gentilmente cedidos pela Câmara Municipal. De cestas em punho e de bucho aviado seguimos para a serra, conhecida como Serra de Bornes, a poucos quilómetros do centro de Alfândega Da Fé. A temperatura está amena e a humidade acima dos 80%.

Já na boca da montanha os t…

Novas tecnologias na cozinha

Ronner(cozinhar em vacuo a baixa temperatura)

Pinças para cozinha molecular( exige mais precisão)


Maquina de algodão doce



Pratos finger food


Defumador( parte onde leva a palha com aromas)
Fumo dentro de campanula (introduzido anteriormente pelo bico lateral do defumador)
Defumador (corpo)
Foi no passado mês de março na escola de hotelaria e turismo de lamego que se realizou uma formaçao de novas tecnologias na cozinha por um chefe espanhol, apresentou-nos material da SOSA entre outros, fez varias demonstraçoes uma delas como fazer esparguete de leite, o fumo num prato e seus varios aromas para os mais variados ingredientes e eventuais ligações..O video da confecçao da esparguete de leite poderá ver em:
http://www.youtube.com/watch?v=8OsSS7URQ5s

Formaçao na Ehtl, Por Chefe Espanhol