EUSKALDUNA ENGANA

O Euskalduna é um restaurante discreto que funciona à porta fechada. Actualmente atravessa um bom momento (espero que seja  por muitos anos ) , fui perceber o porquê e fui enganado.

Passa uma imagem ao exterior como bom restaurante e afinal...  é um excelente restaurante.
Quem comanda o dia a dia nos fogões é o Vasco Coelho Santos, chefe e proprietário, entrevistado por mim há 3 anos atrás VER.
O menu não é fixo.
Um dos factores que mais me entusiasmou foi o facto de poder estar a assistir a todo o serviço.
Uma experiência no verdadeiro sentido.
Não venho aqui fazer qualquer tipo de julgamento público,muito menos apreciações técnicas aprofundadas-essa parte deixo para os ditos foodies, "especialistas " de todos os assuntos possíveis e imaginários.




Lapso meu: Não fotografei o folar transmontano, nem os petits-fours. O folar era um caracol folhado, cheio de sabor,  em dose reduzida mas suficiente. Nos petits-fours o que me chamou mais à atenção foi a goma de alho, um dente de…

Novas tecnologias na cozinha

Ronner(cozinhar em vacuo a baixa temperatura)

Pinças para cozinha molecular( exige mais precisão)


Maquina de algodão doce



Pratos finger food


Defumador( parte onde leva a palha com aromas)
Fumo dentro de campanula (introduzido anteriormente pelo bico lateral do defumador)
Defumador (corpo)
Foi no passado mês de março na escola de hotelaria e turismo de lamego que se realizou uma formaçao de novas tecnologias na cozinha por um chefe espanhol, apresentou-nos material da SOSA entre outros, fez varias demonstraçoes uma delas como fazer esparguete de leite, o fumo num prato e seus varios aromas para os mais variados ingredientes e eventuais ligações..O video da confecçao da esparguete de leite poderá ver em:
http://www.youtube.com/watch?v=8OsSS7URQ5s

Formaçao na Ehtl, Por Chefe Espanhol