EUSKALDUNA ENGANA

O Euskalduna é um restaurante discreto que funciona à porta fechada. Actualmente atravessa um bom momento (espero que seja  por muitos anos ) , fui perceber o porquê e fui enganado.

Passa uma imagem ao exterior como bom restaurante e afinal...  é um excelente restaurante.
Quem comanda o dia a dia nos fogões é o Vasco Coelho Santos, chefe e proprietário, entrevistado por mim há 3 anos atrás VER.
O menu não é fixo.
Um dos factores que mais me entusiasmou foi o facto de poder estar a assistir a todo o serviço.
Uma experiência no verdadeiro sentido.
Não venho aqui fazer qualquer tipo de julgamento público,muito menos apreciações técnicas aprofundadas-essa parte deixo para os ditos foodies, "especialistas " de todos os assuntos possíveis e imaginários.




Lapso meu: Não fotografei o folar transmontano, nem os petits-fours. O folar era um caracol folhado, cheio de sabor,  em dose reduzida mas suficiente. Nos petits-fours o que me chamou mais à atenção foi a goma de alho, um dente de…

Girona 2009

Repentinamente, no espaço do primeiro trimestre de 2009, a cozinha portuguesa pôs-se no mapa, através da presença em conceituados eventos espanhóis. Madrid, San Sebastián e Girona representam marcos na divulgação internacional da cozinha contemporânea portuguesa.
Tendo o chefe Luís Baena (Tivoli Hotels) por anfitrião da apresentações, estiveram perante a plateia Fausto Airoldi (evolução Gastronómica), Bertílio Gomes (na altura no agora extinto VírGula), Henrique Sá Pessoa (Alma), Vítor Sobral (Terreiro do Paço), Ljubomir Stanisic (100 maneiras, agora no Bairro Alto), e o já mencionado José Avillez. De uma assentada, mais de uma mão cheia de cozinheiros nacionais (à excepção de Ljubomir, jugoslavo de nascença mas já a trabalhar no nosso território há vários anos), tiveram a oportunidade de mostrar como está a nossa cozinha.
A presença no certame contou ainda com a participação de Vítor Matos, chefe executivo do Tiara Park Atlantic Porto, Alexandre Ferreira (Escola de Hotelaria de Lamego), Jerónimo Ferreira (Sheraton Porto), Álvaro Costa (Pestana Porto), Marco Gomes (Foz Velha), Vítor Matos e Luís Américo (Degusto).