COZINHEIROS UNIDOS EM ALFÂNDEGA DA FÉ

Evento: Primeiro encontro micológico de profissionais de hotelaria e restauração portugueses. Organização: Chefe Marco Gomes Quando: 3 de Dezembro de 2018 Local: Alfândega da Fé.
São nove da manhã. O sol nasceu há pouco e continua tímido. As portas do mercado municipal abrem-se para aquele que viria a ser um dia de partilha e aprendizagem.  Aos poucos começam a chegar alguns dos quarenta e cinco convidados.


Em cima da mesa está o mata-bicho: duas boxes de vinho branco e tinto, cogumelos silvestres em conserva, espargos e pães quentes, daqueles que se partem e repartem com a mão. O chefe Marco Gomes assinala o início dos trabalhos com uma explicação sobre o que iria acontecer. À entrada do mercado estacionam autocarros gentilmente cedidos pela Câmara Municipal. De cestas em punho e de bucho aviado seguimos para a serra, conhecida como Serra de Bornes, a poucos quilómetros do centro de Alfândega Da Fé. A temperatura está amena e a humidade acima dos 80%.

Já na boca da montanha os t…

Girona 2009

Repentinamente, no espaço do primeiro trimestre de 2009, a cozinha portuguesa pôs-se no mapa, através da presença em conceituados eventos espanhóis. Madrid, San Sebastián e Girona representam marcos na divulgação internacional da cozinha contemporânea portuguesa.
Tendo o chefe Luís Baena (Tivoli Hotels) por anfitrião da apresentações, estiveram perante a plateia Fausto Airoldi (evolução Gastronómica), Bertílio Gomes (na altura no agora extinto VírGula), Henrique Sá Pessoa (Alma), Vítor Sobral (Terreiro do Paço), Ljubomir Stanisic (100 maneiras, agora no Bairro Alto), e o já mencionado José Avillez. De uma assentada, mais de uma mão cheia de cozinheiros nacionais (à excepção de Ljubomir, jugoslavo de nascença mas já a trabalhar no nosso território há vários anos), tiveram a oportunidade de mostrar como está a nossa cozinha.
A presença no certame contou ainda com a participação de Vítor Matos, chefe executivo do Tiara Park Atlantic Porto, Alexandre Ferreira (Escola de Hotelaria de Lamego), Jerónimo Ferreira (Sheraton Porto), Álvaro Costa (Pestana Porto), Marco Gomes (Foz Velha), Vítor Matos e Luís Américo (Degusto).