COMO CUIDAR DAS FACAS- JOÃO ISIDRO

E depois de comprada uma faca, como cuidar?
Tenha ela custado 1,10, 100, 1000 ou 10.000 EUR

Se se tratar de uma faca com elevado valor de aço carbono,esse cuidado tem de ser triplicado e neste caso deve-se hidratar a lâmina com uma qualquer gordura.  A mais famosa e histórica, desde os Samurais, segundo se diz, é o óleo de semente de Camélia. Esta limpeza deve feita sempre com a lâmina limpa. Se tiver uma faca com punho de madeira hidrate-o de vez em quando, também.
Nunca, mas nunca coloque a faca na máquina de lavar, porque a festa que ocorre lá dentro pode fazer com que as lâminas choquem,umas contra as outras, danificando-as. Para além disso, os químicos dos detergentes podem também danificar a lâmina, por serem extremamente abrasivos.  Ao lavar à mão nunca se deve usar a parte abrasiva do esfregão, risca a lâmina. Também se devem usar detergentes neutros.
Nunca use a faca contra vidro ou uma base de pedra porque o vidro e a pedra são mais duros que a lâmina, logo podem danificá-la, o…

Girona 2009

Repentinamente, no espaço do primeiro trimestre de 2009, a cozinha portuguesa pôs-se no mapa, através da presença em conceituados eventos espanhóis. Madrid, San Sebastián e Girona representam marcos na divulgação internacional da cozinha contemporânea portuguesa.
Tendo o chefe Luís Baena (Tivoli Hotels) por anfitrião da apresentações, estiveram perante a plateia Fausto Airoldi (evolução Gastronómica), Bertílio Gomes (na altura no agora extinto VírGula), Henrique Sá Pessoa (Alma), Vítor Sobral (Terreiro do Paço), Ljubomir Stanisic (100 maneiras, agora no Bairro Alto), e o já mencionado José Avillez. De uma assentada, mais de uma mão cheia de cozinheiros nacionais (à excepção de Ljubomir, jugoslavo de nascença mas já a trabalhar no nosso território há vários anos), tiveram a oportunidade de mostrar como está a nossa cozinha.
A presença no certame contou ainda com a participação de Vítor Matos, chefe executivo do Tiara Park Atlantic Porto, Alexandre Ferreira (Escola de Hotelaria de Lamego), Jerónimo Ferreira (Sheraton Porto), Álvaro Costa (Pestana Porto), Marco Gomes (Foz Velha), Vítor Matos e Luís Américo (Degusto).