EUSKALDUNA ENGANA

O Euskalduna é um restaurante discreto que funciona à porta fechada. Actualmente atravessa um bom momento (espero que seja  por muitos anos ) , fui perceber o porquê e fui enganado.

Passa uma imagem ao exterior como bom restaurante e afinal...  é um excelente restaurante.
Quem comanda o dia a dia nos fogões é o Vasco Coelho Santos, chefe e proprietário, entrevistado por mim há 3 anos atrás VER.
O menu não é fixo.
Um dos factores que mais me entusiasmou foi o facto de poder estar a assistir a todo o serviço.
Uma experiência no verdadeiro sentido.
Não venho aqui fazer qualquer tipo de julgamento público,muito menos apreciações técnicas aprofundadas-essa parte deixo para os ditos foodies, "especialistas " de todos os assuntos possíveis e imaginários.




Lapso meu: Não fotografei o folar transmontano, nem os petits-fours. O folar era um caracol folhado, cheio de sabor,  em dose reduzida mas suficiente. Nos petits-fours o que me chamou mais à atenção foi a goma de alho, um dente de…

El Poblet

Trata-se de um restaurante espanhol ja com reconhecimento internacional gerido pelo chefe Quique Dacosta.
Vou falar aqui sobre uma entrevista realizada a proposito na rtp2.
Diz que com a experiencia adquirida que o estado de espirito de quem cozinha influencia nos pratos,ou seja se uma pessoa estiver triste o prato nao vai sair com o mesmo resultado do que se o cozinheiro estivesse alegre, afirma no entanto que cozinha é uma arte embora arte seja apenas o 1º prato confeccionado os outros apenas serão copias fiéis.
Perguntam-lhe se se pode seduzir uma mulher com a cozinha.
Ele responde sorrindo " sim ,claro os feios como eu sim". Quique dacosta desenvolveu sua cozinha a partir de suas vivencia,experiencias de vida, inquietudes.
Tenha lhe valer muito reconheecimento seus pratos como por exemplo as duas estrelas michelin que tem em seu poder a caminho da 3a.
1 ESTRELA MICHELIN- é recomendado,bom.
2 ESTRELAS MICHELIN- vale a pena desviar-se da sua rota habitual.
3 ESTRELAS MICHELIN- vale a pena fazer uma viagem de proposito.
As pessoas teem a ideia que quanto mais estrelas michelin mais caro é os pratos mas nao Quique Dacosta afirma sorrindo "Quanto mais estrelas menos clientes, preços nao sobem" embora seja esse o mito que tem que ser dismitificado.
Perguntam-lhe também se via as estrelas como uma maldiçao, uma vez que grandes chefes sentiam-se pressionados para as manter, até que iam á falência e outros que perdiam estrelas matavam-se, ele afirma dizendo " Não vejo como maldiçao, apenas tenho que assumir mais responsabilidades, tenho que trabalhar para estar ao nível de grandes chefes como foi Maximin, Michel Gerard".