CONGRESSO DOS COZINHEIROS - 2018

Aconteceu no lx factory, em Lisboa, nos dias 1 e 2 de outubro.



Trata-se do Congresso Nacional de Cozinheiros, o qual reúne alguns dos melhores profissionais do sector a nível nacional e internacional.


A sua missão, encetada em 2005, mantém-se intacta: reunir o sector.


Não vou discorrer sobre cada uma das apresentações, realçarei apenas alguns pontos positivos e um menos positivo.  Não estive, com muita pena minha, até ao final do segundo dia.  De uma forma geral, este ano, o congresso assentou em três ideias: produto, sazonalidade e desperdício.







Charutos de ananás dos Açores

Com mousse de chocolate...


Ingredientes:

Ananas 600gr

Mousse de choc:

Choc negro 625 gr

Gemas 9 uni

Natas 3 dl

Queijo creme 250 gr

Azeite de laranja:

Laranja(sumo) 5dl

cardamomo 2 uni

Azeite virgem extra frutado doce 1,5 dl

Sal

Açucar 100 gr

Estaladiços:

Ananás 100gr

Laranja 2 uni

Açucar em pó

Preparação:

Para a mousse derreta o choc. em banho-maria. junte as gemas e o queijo creme e adicione depois de frio as natas batidas.

Para obter os charutos, disponha as fatias de ananás em superficie plana, coloque sobre cada uma, uma porção de mousse, enrole e reserve.

Para o azeite coloque uma caçarola em lume brando,sumo de laranja,cardamomo sal e o açucar. Deixe reduzir a 1/3. Deixar amornar juntar o azeite e emulsione no copo misturador até ficar homogeneo.

Para os estaladiços dispor o ananas e a laranja eu pessoalmente prefiro colocar em tapete slipat anti aderente e polvilhar com a açucar e levar á salamandra para desidratar caso nao a tenha leve ao forno a 80Cº

BY:VITOR SOBRAL