Avançar para o conteúdo principal

Márcio Baltazar

Quem é Márcio Baltazar?
Inicia o seu percurso aos 16 anos de idade numa Marisqueira “Frutos do Mar” mas com o objectivo de se formar em pastelaria, segue para o centro de formação profissional do sector alimentar da Pontinha, faz uma formação em pastelaria/padaria e volta a Terra natal para ganhar experiência de trabalho. É convidado a integrar a equipa da Confeitaria nacional em Lisboa, aceita o desafio e fica lá um ano. Viaja para Moçambique para a primeira experiência profissional fora de Portugal, mais tarde volta a Lisboa e integra a extinta pastelaria “Quente e Bom”, do chefe António Baia, é-lhe dada a oportunidade de mudar-se para o “Pestana Palace” em Lisboa com a chefia do Chefe Aimé Barroyer e Joaquim de Sousa  ,assume a função de pasteleiro de 2ª.  
Seis meses depois decide voltar a emigrar e vai para Barcelona em estágio é convidado a ficar em “Sauleda pastissiers”, como responsável de produção da pastelaria fria e da chocolateria.Surge a possibilidade de fazer estágio com Y…

Charutos de ananás dos Açores

Com mousse de chocolate...


Ingredientes:

Ananas 600gr

Mousse de choc:

Choc negro 625 gr

Gemas 9 uni

Natas 3 dl

Queijo creme 250 gr

Azeite de laranja:

Laranja(sumo) 5dl

cardamomo 2 uni

Azeite virgem extra frutado doce 1,5 dl

Sal

Açucar 100 gr

Estaladiços:

Ananás 100gr

Laranja 2 uni

Açucar em pó

Preparação:

Para a mousse derreta o choc. em banho-maria. junte as gemas e o queijo creme e adicione depois de frio as natas batidas.

Para obter os charutos, disponha as fatias de ananás em superficie plana, coloque sobre cada uma, uma porção de mousse, enrole e reserve.

Para o azeite coloque uma caçarola em lume brando,sumo de laranja,cardamomo sal e o açucar. Deixe reduzir a 1/3. Deixar amornar juntar o azeite e emulsione no copo misturador até ficar homogeneo.

Para os estaladiços dispor o ananas e a laranja eu pessoalmente prefiro colocar em tapete slipat anti aderente e polvilhar com a açucar e levar á salamandra para desidratar caso nao a tenha leve ao forno a 80Cº

BY:VITOR SOBRAL