ALAIN DUCASSE AU PLAZA ATHÉNÉE - PARIS

Entre milhões de restaurantes que existem no mundo inteiro este é especial e diferente, não só pelo chefe que assina a carta como pela vista para o mítico monumento - Torre Eiffel  
O hotel foi inaugurado em 1911 e conta hoje com 154 quartos, vendidos em média por 1100 Eur./noite.
A entrada deste hotel é imponente, não deixando quaisquer dúvida relativamente ao que se poderá encontrar no seu interior. 

No respectivo lobbie cumprem-se rigorosamente todos os salamaleques característicos neste tipo de estabelecimentos.

A decoração da sala de jantar é majestosa, mas ao mesmo tempo sóbria. No centro está um enorme candeeiro com cristais Swarovski que deixa qualquer pessoa boquiaberta.

A cozinha é chefiada por Romain Meder – um discípulo de Hélène Darroze e na pastelaria é a reconhecida Jessica Prealpato quem assume os comandos.



A equipa do restaurante é constituída por cerca de 20 empregados de mesa e 20 cozinheiros para, aproximadamente, 20 clientes.
O serviço é rápido e pouco aborrecid…

Alguns vinagretes e espumas.

Vinagrete normal:emulsione azeite e vinagre com um bocadinho de mostarda tempere com sal e pimenta caiena.
Vinagrete de balsâmico: emulsione uma parte de vinagre balsâmico para três de azeite de oliva extravirgem. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Para temperar uma salada de rúcula com tomate- cereja e queijo de cabra, por exemplo.
Vinagrete de mostarda: emulsione azeite de oliva extravirgem, mostarda de Dijon, limão ou vinagre, sal e pimenta-do-reino. Use para temperar carpaccio.

Vinagrete de framboesa: emulsione polpa de framboesa com azeite de oliva extra virgem, sal e pimenta-do-reino. Fica óptimo numa salada de folhas com camarão.

Espuma de beterraba: aqueça o creme de leite fresco, adicione a beterraba já cozida,passe a mix e tempere com sal e pimenta-do-reino. Resfrie a 0ºC e coloque em um sifão para chantilly.
Espuma de molho de soja: misture o creme de leite fresco aquecido com molho de soja, resfrie a 0ºC e coloque em um sifão para chantilly.
Espuma de ciboullette: aqueça o creme de leite fresco, adicione a ciboullette, mixe e tempere com sal e pimenta-do-reino. Resfrie a 0ºC e coloque em um sifão para chantilly. Use as espumas para temperar saladas e sopas, quentes ou frias.

CREME DE LEITE

INGREDIENTES:

200 g de açúcar
1 chavena e meia de leite
1 colher (sopa) de maizena
1 colher (chá) de manteiga
3 gemas

PREPARAÇÃO:

Deita-se o açúcar numa caçarola com metade do leite e a manteiga e leva-se ao lume. Quando começar a ferver, retira-se e deixa-se arrefecer um pouco. Juntam-se-lhe, então, as gemas e a maizena diluída no restante leite. Mistura-se tudo bem e leva-se novamente ao lume, deixando ferver durante mais 3 minutos.