A CIÊNCIA DOS CALDOS BASE

Aprender o significado e os porquês de cada reacção constitui, por si só, uma valiosíssima ferramenta de trabalho.

O que são? Os caldos são a base de toda a cozinha, isto é, para quase todas as elaborações eles estão presentes, seja num prato de carne, peixe, arroz ou outro.

Alguns vinagretes e espumas.

Vinagrete normal:emulsione azeite e vinagre com um bocadinho de mostarda tempere com sal e pimenta caiena.
Vinagrete de balsâmico: emulsione uma parte de vinagre balsâmico para três de azeite de oliva extravirgem. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Para temperar uma salada de rúcula com tomate- cereja e queijo de cabra, por exemplo.
Vinagrete de mostarda: emulsione azeite de oliva extravirgem, mostarda de Dijon, limão ou vinagre, sal e pimenta-do-reino. Use para temperar carpaccio.

Vinagrete de framboesa: emulsione polpa de framboesa com azeite de oliva extra virgem, sal e pimenta-do-reino. Fica óptimo numa salada de folhas com camarão.

Espuma de beterraba: aqueça o creme de leite fresco, adicione a beterraba já cozida,passe a mix e tempere com sal e pimenta-do-reino. Resfrie a 0ºC e coloque em um sifão para chantilly.
Espuma de molho de soja: misture o creme de leite fresco aquecido com molho de soja, resfrie a 0ºC e coloque em um sifão para chantilly.
Espuma de ciboullette: aqueça o creme de leite fresco, adicione a ciboullette, mixe e tempere com sal e pimenta-do-reino. Resfrie a 0ºC e coloque em um sifão para chantilly. Use as espumas para temperar saladas e sopas, quentes ou frias.

CREME DE LEITE

INGREDIENTES:

200 g de açúcar
1 chavena e meia de leite
1 colher (sopa) de maizena
1 colher (chá) de manteiga
3 gemas

PREPARAÇÃO:

Deita-se o açúcar numa caçarola com metade do leite e a manteiga e leva-se ao lume. Quando começar a ferver, retira-se e deixa-se arrefecer um pouco. Juntam-se-lhe, então, as gemas e a maizena diluída no restante leite. Mistura-se tudo bem e leva-se novamente ao lume, deixando ferver durante mais 3 minutos.