Avançar para o conteúdo principal

Márcio Baltazar

Quem é Márcio Baltazar?
Inicia o seu percurso aos 16 anos de idade numa Marisqueira “Frutos do Mar” mas com o objectivo de se formar em pastelaria, segue para o centro de formação profissional do sector alimentar da Pontinha, faz uma formação em pastelaria/padaria e volta a Terra natal para ganhar experiência de trabalho. É convidado a integrar a equipa da Confeitaria nacional em Lisboa, aceita o desafio e fica lá um ano. Viaja para Moçambique para a primeira experiência profissional fora de Portugal, mais tarde volta a Lisboa e integra a extinta pastelaria “Quente e Bom”, do chefe António Baia, é-lhe dada a oportunidade de mudar-se para o “Pestana Palace” em Lisboa com a chefia do Chefe Aimé Barroyer e Joaquim de Sousa  ,assume a função de pasteleiro de 2ª.  
Seis meses depois decide voltar a emigrar e vai para Barcelona em estágio é convidado a ficar em “Sauleda pastissiers”, como responsável de produção da pastelaria fria e da chocolateria.Surge a possibilidade de fazer estágio com Y…

Alguns truques na cozinha...

ALFACE VERDINHA:
Quando quiseres fazer salada com alface, para que fique riginha: Depois de separar as folhas e lavá-las bem , ponha uma colher de chá de açucar.

AMÊNDOAS:
Para lhes tirar a pele, devem deixar-se durante algum tempo de molho em água a ferver, espremendo-se de seguida com os dedos.
Para ficarem claras, passam-se por água fria e enxugam-se num pano.

ANANÁS:Tal como o abacaxi, sempre que quiser usar este fruto em sobremesas geladas que levem gelatina, deve primeiro cozê-lo.
Isto deve-se á enzima que estes frutos têm, que evita a congelação da gelatina depois de fria.

ARROZ:
Para deixar o arroz mais soltinho colocar umas gotinhas de limão na água.

AVES:Para as chamuscar, deite um pouco de álcool puro ou desnaturado num prato de esmalte ou alumínio, chega-lhe lume e chamusca a ave sem a sujar.

BACALHAU:
Para tirar o sal ao bacalhau, corta-o aos bocados, tira-lhe as peles e as espinhas e lava-o tantas vezes em água quantas necessário para ficar no tempero que desejas.
Para teres um bacalhau alto e saboroso depois de demolhado. Faz a primeira demolha com água fria. Depois faz a segunda demolha com leite. Excelente.
COZER BATATAS:
Para as batatas não se desfazerem depois de cozidas juntar umas gotinhas de vinagre ou limão na água assim terás umas batatas bem cozidas e bem apresentáveis.