ALAIN DUCASSE AU PLAZA ATHÉNÉE - PARIS

Entre milhões de restaurantes que existem no mundo inteiro este é especial e diferente, não só pelo chefe que assina a carta como pela vista para o mítico monumento - Torre Eiffel  
O hotel foi inaugurado em 1911 e conta hoje com 154 quartos, vendidos em média por 1100 Eur./noite.
A entrada deste hotel é imponente, não deixando quaisquer dúvida relativamente ao que se poderá encontrar no seu interior. 

No respectivo lobbie cumprem-se rigorosamente todos os salamaleques característicos neste tipo de estabelecimentos.

A decoração da sala de jantar é majestosa, mas ao mesmo tempo sóbria. No centro está um enorme candeeiro com cristais Swarovski que deixa qualquer pessoa boquiaberta.

A cozinha é chefiada por Romain Meder – um discípulo de Hélène Darroze e na pastelaria é a reconhecida Jessica Prealpato quem assume os comandos.



A equipa do restaurante é constituída por cerca de 20 empregados de mesa e 20 cozinheiros para, aproximadamente, 20 clientes.
O serviço é rápido e pouco aborrecid…

Alguns truques na cozinha...

ALFACE VERDINHA:
Quando quiseres fazer salada com alface, para que fique riginha: Depois de separar as folhas e lavá-las bem , ponha uma colher de chá de açucar.

AMÊNDOAS:
Para lhes tirar a pele, devem deixar-se durante algum tempo de molho em água a ferver, espremendo-se de seguida com os dedos.
Para ficarem claras, passam-se por água fria e enxugam-se num pano.

ANANÁS:Tal como o abacaxi, sempre que quiser usar este fruto em sobremesas geladas que levem gelatina, deve primeiro cozê-lo.
Isto deve-se á enzima que estes frutos têm, que evita a congelação da gelatina depois de fria.

ARROZ:
Para deixar o arroz mais soltinho colocar umas gotinhas de limão na água.

AVES:Para as chamuscar, deite um pouco de álcool puro ou desnaturado num prato de esmalte ou alumínio, chega-lhe lume e chamusca a ave sem a sujar.

BACALHAU:
Para tirar o sal ao bacalhau, corta-o aos bocados, tira-lhe as peles e as espinhas e lava-o tantas vezes em água quantas necessário para ficar no tempero que desejas.
Para teres um bacalhau alto e saboroso depois de demolhado. Faz a primeira demolha com água fria. Depois faz a segunda demolha com leite. Excelente.
COZER BATATAS:
Para as batatas não se desfazerem depois de cozidas juntar umas gotinhas de vinagre ou limão na água assim terás umas batatas bem cozidas e bem apresentáveis.