CRIATIVIDADE (IN)CONSCIENTE

Publicado originalmente no ETASTE
Surge de forma consciente ou inconsciente. A parte consciente, a que controlamos, é gerida pelo lado mais racional, normalmente fechada sobre si. É o resultado do natural processo cognitivo. Esta pode ser afetada por fatores externos e até próprio estado de espírito. A parte inconsciente, a que não dominamos e nem sequer conhecemos verdadeiramente, é a responsável pelo nosso lado mais infantil e primitivo de toda a associação de ideias. Juntas são nada mais nada menos que sistemas organizados, quase automáticos na forma e no lugar. Servem-nos para agilizar o processo que se quer tão lento quanto possível.
Lentidão é a palavra-chave. A rapidez perturba quase sempre a tomada de decisões. Por isso não é bem-vinda, apenas na execução. A lentidão é por isso benéfica, pois resulta frequentemente, em vários processos difusos que se acumulam na desordem. A confusão ou mudança de perspetiva é obrigatória. A partir destas haverá, naturalmente, um início, e com is…

Alguns truques na cozinha...

ALFACE VERDINHA:
Quando quiseres fazer salada com alface, para que fique riginha: Depois de separar as folhas e lavá-las bem , ponha uma colher de chá de açucar.

AMÊNDOAS:
Para lhes tirar a pele, devem deixar-se durante algum tempo de molho em água a ferver, espremendo-se de seguida com os dedos.
Para ficarem claras, passam-se por água fria e enxugam-se num pano.

ANANÁS:Tal como o abacaxi, sempre que quiser usar este fruto em sobremesas geladas que levem gelatina, deve primeiro cozê-lo.
Isto deve-se á enzima que estes frutos têm, que evita a congelação da gelatina depois de fria.

ARROZ:
Para deixar o arroz mais soltinho colocar umas gotinhas de limão na água.

AVES:Para as chamuscar, deite um pouco de álcool puro ou desnaturado num prato de esmalte ou alumínio, chega-lhe lume e chamusca a ave sem a sujar.

BACALHAU:
Para tirar o sal ao bacalhau, corta-o aos bocados, tira-lhe as peles e as espinhas e lava-o tantas vezes em água quantas necessário para ficar no tempero que desejas.
Para teres um bacalhau alto e saboroso depois de demolhado. Faz a primeira demolha com água fria. Depois faz a segunda demolha com leite. Excelente.
COZER BATATAS:
Para as batatas não se desfazerem depois de cozidas juntar umas gotinhas de vinagre ou limão na água assim terás umas batatas bem cozidas e bem apresentáveis.