CARLOS ALBUQUERQUE-HERDADE DO ESPORÃO

A nomes como: Ferran Adrià (Elbulli), Henrique Leis (Henrique Leis), Louis Anjos (Bon Bon), Vasco Coelho Santos (Euskalduna), Samuel Mota (Belcanto) Fábio Quiraz (Paparico), Joaquim Sousa (JNcQUOI), Márcio Baltazar (Ocean), Carlos Fernandes (Loco) , junta-se no blog, Carlos Albuquerque, actualmente chefe na Herdade do Esporão. 




Se fosse possível tal coisa que conselho darias ao jovem Carlos Albuquerque que hoje se iniciava na cozinha ? 
Faz mais, arrisca mais, lê mais, procura outros que te inspirem e dá o máximo todos os dias! Um dia esse esforço vai ser recompensado.



Fizeste parte das equipas olímpicas de cozinha e concorreste ao "Jovem talento da Gastronomia".Consideras a competição parte fundamental na tua formação enquanto cozinheiro? 
A competição fez sempre parte da minha vida! Fui federado em hóquei patins e joguei durante 14 anos . Se queremos ser os melhores temos que competir com os melhores! Foi uma forma também de me testar a mim próprio.
Concordas que caminhamos par…

Alguns truques na cozinha...

ALFACE VERDINHA:
Quando quiseres fazer salada com alface, para que fique riginha: Depois de separar as folhas e lavá-las bem , ponha uma colher de chá de açucar.

AMÊNDOAS:
Para lhes tirar a pele, devem deixar-se durante algum tempo de molho em água a ferver, espremendo-se de seguida com os dedos.
Para ficarem claras, passam-se por água fria e enxugam-se num pano.

ANANÁS:Tal como o abacaxi, sempre que quiser usar este fruto em sobremesas geladas que levem gelatina, deve primeiro cozê-lo.
Isto deve-se á enzima que estes frutos têm, que evita a congelação da gelatina depois de fria.

ARROZ:
Para deixar o arroz mais soltinho colocar umas gotinhas de limão na água.

AVES:Para as chamuscar, deite um pouco de álcool puro ou desnaturado num prato de esmalte ou alumínio, chega-lhe lume e chamusca a ave sem a sujar.

BACALHAU:
Para tirar o sal ao bacalhau, corta-o aos bocados, tira-lhe as peles e as espinhas e lava-o tantas vezes em água quantas necessário para ficar no tempero que desejas.
Para teres um bacalhau alto e saboroso depois de demolhado. Faz a primeira demolha com água fria. Depois faz a segunda demolha com leite. Excelente.
COZER BATATAS:
Para as batatas não se desfazerem depois de cozidas juntar umas gotinhas de vinagre ou limão na água assim terás umas batatas bem cozidas e bem apresentáveis.